domingo, 22 de maio de 2011

VETTEL SUPERA PRESSÃO DE HAMILTON, LARGADA "MÁGICA" DE ALONSO E VENCE A 4a. NO ANO *

Mark Webber largou na pole.

Fernando Alonso assumiu a liderança logo após a largada.

Lewis Hamilton pressionou nas voltas finais.

O cenário parecia desfavorável a Sebastian Vettel, mas o piloto da Red Bull mostrou que não lidera com sobras o Mundial por acaso.

Neste domingo, o alemão superou as dificuldades impostas pelos adversários, ganhou o GP da Espanha e conquistou sua quarta vitória em cinco corridas nesta temporada.

Para confirmar seu domínio, Vettel contou com uma grande ajuda de sua equipe, que fez um trabalho muito bom nas trocas de pneus.

Alonso, que liderou as primeiras voltas, não teve a mesma sorte.

A Ferrari foi mais lenta nos pit stops, o que teve papel decisivo na corrida do espanhol, que tomou uma volta dos primeiros colocados.

A escuderia italiana também se atrapalhou com Massa.

O brasileiro, com problemas no câmbio, abandonou a poucas voltas do fim.

"O carro ficou em ponto morto. Nenhuma marcha entrava", lamentou, em entrevista à TV Globo.

Rubens Barrichello foi o 17º. colocado.

A McLaren colocou seus dois pilotos no pódio.

Hamilton terminou a prova em segundo, seguido por Button.

O terceiro colocado se deu bem com a estratégia adotada para a corrida: após perder várias posições na largada, Button se recuperou ao fazer um pit stop a menos do que os primeiros colocados.

Alonso cumpriu sua promessa e fez uma largada "mágica".

Quarto colocado no grid, o piloto da Ferrari disse após o treino do sábado que apostaria tudo na primeira curva.

E assim fez o espanhol, que passou Lewis Hamilton, Vettel e Webber para assumir a primeira posição.

Webber, pole position, também foi ultrapassado por Vettel e ficou em terceiro.

Jenson Button largou muito mal.

Quinto no grid, o piloto da McLaren perdeu muitas posições e caiu para décimo.

Michael Schumacher, décimo na largada, saiu bem e subiu para sexto.

Embora tenha ultrapassado os dois carros da Red Bull, Alonso não conseguiu abrir grande distância na ponta.

A pressão de Vettel e Webber sobre o espanhol aumentava a cada volta.

Felipe Massa, que havia perdido uma posição na largada, voltou a figurar em oitavo.

Na primeira parada nos boxes, a Red Bull foi mais eficiente na troca dos pneus de Vettel e Webber do que o trabalho feito pela Ferrari com Alonso.

No entanto, mesmo com um pit stop cerca de meio segundo mais lento do que o dos rivais, o espanhol conseguiu se sustentar na primeira posição.

Hamilton ganhou a posição de Webber na primeira parada e sua McLaren cresceu em desempenho – tanto que ele encostou em Vettel.

Assim como em seu primeiro pit stop, Vettel entrou nos boxes uma volta antes de Alonso.

A estratégia deu certo: o alemão aproveitou a pista livre para andar rápido e ganhar a posição do piloto da Ferrari na 20ª. volta.

Hamilton se manteve na pista e, mesmo com pneus desgastados, fez a volta mais rápida até então.

Hamilton parou na 24ª. volta e, embora tenha voltado atrás de Vettel, conseguiu ficar à frente de Alonso e assumiu a segunda posição.

Alonso e Webber pararam juntos em seu terceiro pit stop, quando ambos colocaram pneus duros.

O piloto da Red Bull quase ultrapassou o espanhol.

Na 35ª. volta, Webber chegou a ultrapassar Alonso, mas o piloto da Ferrari deu o troco logo em seguida.

Enquanto isso, Button, com pneus macios, aproximava-se dos dois e não demorou muito para ultrapassá-los e assumir a terceira posição.

Com o rápido desgaste dos pneus, Alonso foi forçado a parar antes do previsto.

Após a quarta parada nos boxes, Vettel continuou à frente de Hamilton, mas o inglês fazia voltas mais rápidas do que o alemão.

A briga pela primeira posição se intensificou.

O atual campeão mundial resistiu à pressão e comemorou mais uma vitória.

* Publicado no UOL às 10:42 hs.

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