Joseph Siffert foi um piloto de carros de corrida suíço nascido em Fribourg, há exatos 75 anos, em 7 de julho de 1936.
Inicialmente começou sua carreira correndo sobre duas rodas, no campeonato suíço de motocicletas de 350cc em 1959, e depois mudando para quatro rodas com um Fórmula Júnior Stanguellini.
Carinhosamente chamado de "Seppi" por seus familiares e amigos mais íntimos, Siffert iniciou na Fórmula 1 em 1962 com uma Team Lotus-Coventry Climax de quatro cilindros.
Jo Siffert disputou pela primeira vez um GP de Fórmula 1 em Spa-Francorchamps, na Bélgica, quando largou em décimo sétimo e terminou a corrida na décima posição.
Pilotando a Lotus, disputou ainda os GP's da França e da Alemanha em 1962.
Em 1963, permaneceu pilotando para a Lotus e conseguiu pontuar no GP da França, em Reims.
Em 1964, disputou o GP de Mônaco pela Lotus, mas passou a atuar a partir do GP da Holanda pela Brabham.
Chegou ao quarto lugar no GP da Alemanha e subiu pela primeira vez ao pódio no GP dos Estados Unidos, em Watkins Glen.
Jo Siffert com a Brabham no GP da França em 1964. |
Em 1965, Siffert permanece pilotando pela Brabham.
Não sobe ao pódio e sua melhor colocação é o quarto lugar no GP do México.
Em 1966, Siffert disputa o GP de Mônaco pela Brabham.
Entretanto, passa a pilotar para a Cooper-Maserati, a partir do GP da Bélgica.
Sua melhor colocação no ano é um quarto lugar nos Estados Unidos.
Jo Siffert com a Cooper no GP da Holanda em 1966. |
Em 1967, permanece na Cooper e soma seis pontos, fruto dos quarto lugares nos GP's da França e Estados Unidos.
Em 1968, Siffert dá uma guinada na sua carreira.
Voltando a pilotar para a competitiva Lotus, Siffert vence o GP da Inglaterra em Brands Hatch em uma Lotus 49B da Rob Walker Racing Team, deixando a Ferrari pilotada por Chris Amon em segundo lugar, depois de uma longa disputa.
Jo Siffert liderando o GP da Inglaterra em 1968 com Chris Amon na cola. |
Enquanto que os bons desempenhos de Siffert na Fórmula 1 aconteciam lentamente, neste mesmo ano sua fama surgiu rapidamente ao pilotar para a indústria Porsche no Campeonato Mundial de Sportscar.
Em 1968, Siffert e Hans Herrmann venceram as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring em um Porsche 907, conseguindo a primeira grande vitória para a equipe.
Porsche pilotado pela dupla Jo Siffert - Hans Hermann. |
Mais tarde, as apresentações de Siffert dirigindo um Porsche 917 foram legendárias, conseguindo vencer as principais corridas na Europa.
Siffert ainda faria a pole position na última corrida de Fórmula 1 em 1968, o GP do México, mas chegaria apenas em sexto.
Em 1969 permanece na Lotus e sobe duas vezes ao pódio, nos GP's de Mônaco e da Holanda.
Jo Siffert na Lotus em 1969. |
Em 1970, Jo Siffert passa a pilotar para a March, mas não obteve resultados expressivos.
Siffert passa então a pilotar para a BRM em 1971, obtendo bons resultados, coroados com a pole position e a vitória no GP da Áustria, em Österreichring.
Jo Siffert vence o GP da Áustria em 1971. |
Jo Siffert ainda subiria mais uma vez ao pódio no GP dos Estados Unidos, em Watkins Glen, a qual seria a última corrida da sua carreira.
Jo Siffert perdeu a vida em um acidente fora do campeonato de Fórmula 1, em Brands Hatch, o mesmo local de sua primeira vitória.
Em 24 de outubro de 1971, a suspensão de sua BRM havia sido danificada, na primeira volta, em um choque com Ronnie Peterson e acabou mais tarde se partindo.
A BRM bateu e Siffert não conseguiu deixar o carro em chamas.
O terrível acidente que matou Jo Siffert em Brands Hatch. |
Este acidente levou a uma rápida revisão da segurança dos carros e do circuito.
Na posterior investigação do RAC (Royal Automobile Club, uma representação britânica da FIA na época) descobriu-se que, apesar dos ferimentos por ele sofrido não serem fatais, Siffert morreu por falta de oxigenação e inalação de fumaça tóxica.
Nenhum dos extintores de incêndio próximos ao local do acidente funcionou, impossibilitando alcançar o carro e retirar Siffert.
Depois deste fato tornou-se obrigatório a presença de extintores no interior dos carros e tubo de oxigênio para os pilotos, diretamente em seus capacetes.
Em 2005 foi realizado um documentário de 90 minutos sobre sua vida pelo diretor Men Lareida: "Jo Siffert - Vida rápida, morte jovem".
Capa do DVD Jo Siffert: "Live Fast, Die Young". |
Um comentário:
A foto creditada nesta matéria ao acidente fatal de Jo Siffert, na verdade trata-se do acidente de outro Jo, o Schlesser ocorrido no GP da frança no circuito de Reims em 7 de julho de 1968.
Na ocasião schlesser pilotava um Honda.
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