Otávio Mangabeira nasceu em Salvador, Bahia, há exatos 125 anos, em 27 de agosto de 1886.
Engenheiro, professor e político, foi Governador da Bahia e membro da Academia Brasileira de Letras.
Filho de Francisco Cavalcanti Mangabeira e Augusta Mangabeira, estudou em Salvador, onde formou-se na então Escola Politécnica, onde mais tarde veio a ser professor de Astronomia.
Em 1908 elege-se vereador da capital, iniciando assim uma longa carreira política.
Em 1912 é eleito deputado federal e, em 1926, no Governo Washington Luís, é nomeado Ministro do Exterior.
Em 1930 é eleito para a Academia Brasileira de Letras, sendo o quarto ocupante da cadeira que tem por patrono José de Alencar.
Exilado, volta ao Brasil somente em 1937.
O Estado Novo força-o novamente a exilar-se, retornando apenas com a redemocratização, elegendo-se Deputado Constituinte em 1945.
Foi um dos fundadores e primeiro presidente do partido da UDN - União Democrática Nacional, elegendo-se em seguida Governador da Bahia.
Tomando posse a 10 de abril de 1947, exerceu o governo até 31 de janeiro de 1951 - primeiro governador eleito após a Era Vargas.
No seu secretariado, buscou Mangabeira resgatar as maiores inteligências da Bahia, como Anísio Teixeira (Secretário de Educação), Albérico Fraga (Interior e Justiça), Nestor Duarte (Agricultura), Dantas Júnior, Yves de Oliveira, dentre outros.
Após o governo é novamente Deputado Federal e, em 1958, elege-se Senador, falecendo durante o mandato, no Rio de Janeiro, aos 74 anos, em 29 de novembro de 1960.
Otávio Mangabeira |
Nenhum comentário:
Postar um comentário