Daniel Sexton Gurney, mais conhecido por Dan Gurney nasceu em Port Jefferson, Estados Unidos, há exatos 80 anos, em 13 de abril de 1931.
Ex-automobilista e atual construtor e diretor de equipes, Gurney correu vários tipos de modalidades no automobilismo: Indy Car, NASCAR, Can-Am, Trans-Am Series e mais destacadamente a Fórmula 1.
Filho de um cantor de ópera, mudou-se com os pais na adolescência para a California.
A familia instalou-se em Riverside, perto do qual existe um circuito permanente, e cedo apaixonou-se pela velocidade.
Nessa altura, começava a crescer a cultura do "hot rod", onde jovens da sua idade transformavam velhos Fords T e A em máquinas poderosas, com potentes motores Ford ou Chevrolet V8.
Aos 21 anos, em 1952, colocou temporariamente a sua carreira de lado para servir o exército americano na Guerra da Coreia.
Quando voltou para casa, continuou a sua progressão no automobilismo.
Em 1958 vai para a Europa, correr nas 24 Horas de Le Mans a bordo de um Ferrari 250 GT da NART, onde apesar de não ter chegado ao fim, foi convidado pela Ferrari para fazer testes.
No ano seguinte, é escolhido para fazer parte da equipe na temporada oficial de Formula 1, ao lado do seu compatriota Phil Hill, do inglês Tony Brooks, do alemão Wolfgang von Trips, do francês Jean Behra e do belga Olivier Gendebien.
Sua primeira corrida é o Grande Prêmio da França, no Circuito de Reims, mas abandona a prova após 19 voltas.
Em sua segunda corrida, o GP da Alemanha, classifica-se em segundo lugar, apenas 1.9 segundos atrás do vencedor da prova, seu companheiro de Ferrari, Tony Brooks.
Classifica-se ainda em terceiro lugar no GP de Portugal e quarto lugar no GP da Itália em 1959.
Termina o campeonato na sétima colocação.
Em 1960 passa a correr pela BRM, sem sucesso.
Disputa sete GP's e abandona seis deles, terminando apenas o GP da Inglaterra, em décimo lugar.
Em 1961 disputa a Fórmula 1 pela Porsche.
Termina a temporada em quarto lugar, após subir ao pódio nos GP's de França, Itália e Estados Unidos, finalizando todos em segundo lugar.
Em 1962, ainda na Porsche, vence o seu primeiro GP, na França.
No circuito de Rouen-les-Essarts, larga apenas em sexto lugar mas termina a corrida à frente de todos.
Também em 1962 marca pela primeira vez a pole-position, no GP da Alemanha.
Em 1963 passa a correr pela Brabham e termina a temporada em quinto lugar.
Sobe ao pódio na Bélgica, na Holanda e na África do Sul.
Em 1964 vence duas corridas, na França e no México.
Termina o campeonato em sexto lugar.
Em 1965, em seu último ano na Brabham, não vence corridas, mas sobe ao pódio em cinco disputas (Holanda, Alemanha, Itália, Estados Unidos e México).
Termina a temporada em quarto lugar.
Em 1966, na Eagle, participa de oito corridas, mas finaliza apenas três.
Em 1967, ainda na Eagle, vence seu último GP, na Bélgica.
Em 1968, já próximo ao fim da sua carreira, finaliza apenas duas corridas na temporada, os GP's da Alemanha e dos Estados Unidos.
Em 1969, não participa de corridas na Fórmula 1.
Encerra sua carreira em 1970, disputando sua última corrida na Fórmula 1 no GP da Inglaterra, pela McLaren.
Disputou ao todo 86 GP's, obtendo quatro vitórias e subindo ao pódio em 19 oportunidades.
É o terceiro piloto norte-americano com mais GP's disputados na Fórmula 1, após Eddie Cheever e Mario Andretti, sendo o segundo piloto que mais venceu (apenas Mario Andretti vence Dan Gurney nesse aspecto).
Em 1971 passa a dirigir a Eagle.
Quando testrava o seu carro na oval de Phoenix, debateu-se com problemas de velocidade de ponta.
O resultado foi um apêndice aerodinâmico que permite adequar a carga aerodinâmica, conforme as pistas que corriam, melhorando a sua tração.
O "Gurney flap" é usado hoje em dia em todas as grandes competições.
Sua Eagle disputou provas da CART (Championship Auto Racing Teams) até 1986.
Em 1990, Gurney foi incluído no International Motorsports Hall of Fame.
Também faz parte do Hall da Fama do Automobilismo da América.
Parabéns ao piloto Dan Gurney, que completa hoje 80 anos!...
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