Hugh Hammond Bennett nasceu há exatos 130 anos, em 15 de abril de 1881, em Wadesboro, Carolina do Norte.
Pioneiro no campo da conservação do solo nos Estados Unidos, fundou e dirigiu o Soil Conservation Service, uma agência federal hoje nomeada como Natural Resources Conservation Service.
Formado na Universidade da Carolina do Norte em 1903, imediatamente após sua formatura tornou-se um estudioso de solo, realizando pesquisas tanto nos Estados Unidos como outros países, convencendo-se que a erosão do solo era um problema grave enfentado pelo planeta.
Por volta de 1920 Bennett passou a escrever sobre a erosão do solo para revistas populares e jornais científicos, com trabalhos publicados em publicações como "Country Gentleman" e "Scientific Monthly".
Em 1928 escreveu aquela que foi considerada sua obra mais influente, "Erosão: A ameaça nacional", chamando a atenção de representantes políticos americanos e obtendo financiamento para estudos de erosão do solo nos Estados Unidos.
Bennett também foi fundamental na formação da "Soil Conservation Society of America", permanecendo à frente da organização até sua aposentadoria em 1951
Os esforços de Bennett mudaram a mentalidade dos fazendeiros americanos para a conservação do solo e, como diretor do "Soil Conservation Service", ajudou a disseminar novas formas de cultivo que protegiam o solo e preservava a fertilidade.
Hammond Bennett recebeu muitos prêmios e honrarias por seu trabalho, inclusive servindo como Presidente da Associação de Geógrafos Americanos, em 1943, recebendo o Prêmio Frances K. Hutchinson, do "Garden Club of American" em 1944 e a Medalha Cullum Geographical pela "American Geographical Society", em 1948.
Bennett foi membro da Sociedade Americana de Agronomia, da Sociedade Geográfica Americana, da Associação Americana para o Avanço da Ciência e da Sociedade para Conservação do Solo na América.
Em sua homenagem, hoje, 15 de abril, comemora-se no Brasil o "Dia Nacional da Conservação do Solo", instituído pela Lei Federal no. 7.876 de 13 de novembro de 1989.
Hugh Hammond Bennett faleceu em 7 de julho de 1960, aos 79 anos.
Hugh Hammond Bennett |
Nenhum comentário:
Postar um comentário