O alemão Sebastian Vettel reforçou o seu domínio no início da temporada 2011 da Fórmula 1 e venceu o Grande Prêmio da Malásia neste domingo novamente sem ser muito incomodado pelos adversários.
Após largar na pole position, o alemão só deixou a liderança quando parou para trocar os pneus.
Enquanto Vettel disparava na frente, a segunda posição da corrida se alternava com Nick Heidfeld, Lewis Hamilton e Jenson Button, que sem muito alarde garantiu ao final da corrida o segundo posto para subir pela primeira vez no ano ao pódio, enquanto Nick Heidfeld surpreendeu e ficou com a terceira colocação ao superar Lewis Hamilton.
Com o carro da Ferrari mais competitivo do que na Austrália, o brasileiro Felipe Massa teve bons momentos na corrida em disputas por posições, mas não conseguiu segurar a a Red Bull de Mark Webber e terminou na quinta posição, logo à frente do companheiro Fernando Alonso, que tentou a ultrapassagem nos metros finais e completou logo atrás do brasileiro.
Sebastian Vettel largou sem utilizar o Kers e conseguiu se manter na primeira posição ao segurar o ataque de Lewis Hamilton, que tentou forçar a ultrapassagem e acabou sendo surpreendido por Nick Heidfeld, da Renault, que pulou para a segunda posição.
Felipe Massa conseguiu uma boa largada e ganhou a posição de Fernando Alonso, enquanto Rubens Barrichello não teve a mesma sorte e recebeu um toque que lhe fez cair para a última posição, tendo de parar nos boxes logo na primeira volta.
Mais tarde, Barrichello acabou abandonando a corrida depois de as marchas pararem de funcionar.
“Acho que temos um potencial para descobrir nesse carro, ele é melhor que o do ano passado, mas o rendimento nas duas primeiras corridas foi horrível. O carro não é durável o suficiente para acabar a prova”, afirmou o brasileiro à TV Globo após o abandono.
Massa ainda conseguiu a ultrapassagem sobre o russo Vitaly Petrov para assumir o quinto lugar e começar a se aproximar de Jenson Button na briga pela quarta colocação.
Mas a vantagem não foi suficiente na primeira parada nos boxes para a troca de pneus, quando a Ferrari se atrapalhou na troca do pneu dianteiro esquerdo e atrasou o pit stop, fazendo com que o brasileiro perdesse tempo e posições na pista de Sepang.
O australiano Mark Webber foi um dos pilotos com prejuízo na largada, em que perdeu sete posições e caiu de terceiro para décimo lugar.
O companheiro de Vettel conseguiu se recuperar na corrida, mas as quatro paradas nos boxes acabaram custando o pódio ao australiano.
Com Vettel dominando a corrida e seguido não muito de perto pelo inglês Jenson Button, da McLaren, um dos momentos mais emocionantes da corrida ocorreu na volta 46, quando Fernando Alonso partiu para o ataque a Lewis Hamilton, que se defendeu, mas acabou ocorrendo um toque e o espanhol precisou parar nos boxes para trocar a asa dianteira.
Duas horas após a corrida os comissários da FIA decidiram punir os dois pilotos com 20 segundos no tempo final de prova, o que derrubou Hamilton de sétimo para oitavo colocado.
Terceiro colocado no GP da Austrália, o russo Vitaly Petrov proporcionou um susto no final da corrida, quando seu carro decolou ao passar por fora da pista e na queda a direção do carro da Renault ficou solta.
O acidente não causou maiores problemas, mas encerrou a corrida de Petrov com quatro voltas de antecedência.
* Publicado no UOL às 06:44 hs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário