No dia 13 de junho de 2014 todas as atenções do mundo estarão voltadas para a abertura da Copa do Mundo no Brasil, embora tal evento ainda não tenha uma localidade definida.
Ainda assim, a corrida por esse sonho começa muito antes, passando por (quase) todas as partes do planeta.
Hoje a CONCACAF dá um pontapé inicial nessa disputa, com o início de sua fase preliminar.
Os dez últimos colocados da confederação no ranking da FIFA disputam partidas eliminatórias em confrontos de ida e volta, com os vencedores avançando ao estágio seguinte.
Vale lembrar que a CONCACAF conta com três vagas diretas para o torneio, além de garantir uma vaga ao quarto colocado da fase final na repescagem para a Copa.
De olho na competição desde os primeiros instantes, o Palavra Acesa preparou uma análise especial para deixar seus leitores ligados no duelo que marca a abertura oficial das eliminatórias para o Mundial de 2014.
As seleções de Aruba e Santa Lúcia protagonizarão um duelo ainda inédito durante a fase preliminar dessas eliminatórias.
Durante muitos anos, o território arubano não foi reconhecido pela FIFA por ainda fazer parte das Antilhas Holandesas.
Devido a essa realidade, o país (que se separou em 1986, tornando-se uma dependência autônoma da Holanda) só passou a disputar o qualificatório para a Copa do Mundo a partir de 1998 e desde então nunca obteve grande destaque internacional.
Sem nunca ter se classificado para uma Copa Ouro, o time acabou desistindo de disputar a Copa do Caribe em 2010, aumentando assim seu período de inatividade.
Após a saída do treinador argentino Marcelo Muñoz, os dirigente locais recorreram a Epi Albertus, que terá de se virar para escalar o time em meio a escassez de opções.
Entre os nomes mais respeitados, figuram o capitão Theric Ruiz e o experiente artilheiro Maurice Escalona.
Apesar da ligação com os Países Baixos, poucos atletas recentemente convocados jogam por aqueles lados.
Entre eles estão o goleiro Mark Kosten, o defensor Reinhard Breinburg, além dos meias Clayon Maduro e Ronny Nouwen.
Já o lateral Jesus Paesch milita atualmente na liga universitária norte-americana.
Pelos lados de Santa Lúcia, o treinador Terrence Caroo conhece bem as limitações de seu plantel.
Apostando em um trabalho de longo prazo, ele começou a colher os frutos da perseverança durante as eliminatórias para o último mundial, quando eliminou as Ilhas Turks e Caicos, avançando para a segunda fase.
Lá, porém, o time cruzou com a Guatemala, que, relativamente mais experiente, soube se impor sem grandes dificuldades.
Durante o classificatório para a Copa do Caribe no ano passado, os santa-lucenses também endureceram contra Guiana e Suriname, caindo por apenas um gol de diferença em ambos os duelos.
Na última rodada, o time tinha tudo para conquistar uma vitória contra as Antilhas Holandesas, mas um tento dos rivais no penúltimo minuto de jogo acabou selando um empate bastante amargo.
A base da seleção, que permanece no estaleiro desde então, deve ser praticamente a mesma, com Kurt Fredrick e o capitão Fabian Joseph tomando conta da defesa, o volante Vernus Abbott na contenção, além do meia Zacchaeus Polius se sacrificando entre a armação e o ataque.
O duelo pode até ser equilibrado, mas o longo período de inatividade de Aruba deve acabar pesando na definição da vaga.
Se repetir as recentes atuações, Santa Lúcia dificilmente ficará de fora, dando continuidade a sua recente evolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário