segunda-feira, 29 de novembro de 2010

MR. MÔNACO

Graham Hill nasceu em Hampstead, na Inglaterra, a 15 de fevereiro de 1929. Foi um piloto inglês bicampeão mundial de Fórmula 1 em 1962 e 1968. É, ao lado do brasileiro Rubens Barrichello, o piloto que disputou mais temporadas de Fórmula 1, dezoito no total, entre 1958 e 1975. Disputou 175 GP's, tendo obtido 14 vitórias e subido ao pódio 36 vezes. Conquistou também 13 pole positions.

Começou a praticar o atuomobilismo tardiamente, aos 24 anos. Entre 1956 e 1957 correu na GP2 com a Lotus e em 1958 iniciou sua longa carreira na Fórmula 1. Seu primeiro GP disputado foi em Mônaco a bordo de um Lotus-Climax, ocasião em que abandonou a corrida após 69 voltas das 100 previstas para a prova.

Não chegaria ao pódio nem marcaria pontos nesta 1a. temporada, bem como na seguinte, em 1959. Na temporada de 1960 Hill passa a correr pela BRM e sobe pela primeira vez ao pódio no GP da Holanda. Também pela BRM, realiza uma temporada discreta em 1961. 

1962 foi o ano da virada. Uma vitória na prova de abertura da temporada, na Holanda, começou a traçar um ano que seria quase perfeito para Hill: Vitória em outras três corridas e pódio em mais duas deram uma folgada vantagem de 12 pontos sobre o vice-campeão Jim Clark, da Lotus, ao fim do campeonato.

O desafio estava lançado para a temporada de 1963. Hill novamente venceu a primeira prova, em Mônaco, mas uma sequência de abandonos na Bélgica e na Holanda combinada com vitórias de Clark nesses dois GP's e em outros cinco minaram as chances de Hill vencer o campeonato.

Em 1964 e 1965 Hill fez temporadas idênticas: duas vitórias, em Mônaco e nos Estados Unidos, e o vice-campeonato mundial, sendo superado por John Surtees e Jim Clark, respectivamente.

1966 foi seu último ano na BRM. Graham Hill não venceu corridas e esteve longe da disputa do título. Em 1967 voltou à Lotus mas abandonou oito das onze provas do ano.

Em 1968 Graham Hill faz brilhante temporada e as vitórias nos GP's da Espanha, Mônaco e México o conduzem novamente ao título da temporada de Fórmula 1, obtendo 12 pontos de vantagem sobre Jackie Stewart. A Lotus, patrocinada pela Gold Leaf, na primeira aparição de um carro estampado por uma empresa tabagista sem vínculo com o automobilismo, também seria a campeã de construtores.

A partir de 1969 a sua carreira iniciaria o ramo descendente. Graham Hill venceria apenas mais uma corrida, o GP de Mônaco em 1969, totalizando cinco vitórias no circuito de Monte Carlo, o que lhe valeu o título de Mr. Mônaco. Sua marca somente foi superada 24 anos depois pelo brasileiro Ayrton Senna, quando este conseguiu sua sexta vitória no Principado.

Disputou corridas pela última vez com a Lotus em 1970 e correu nas temporadas de 1971 e 1972 pela Brabham.

Graham Hill ficou conhecido durante a parte final de sua carreira por sua inteligência e paciência. Sobreviveu a vários acidentes até montar sua própria equipe, a Embassy Hill, pela qual disputou corridas nas temporadas de 1973, 1974 e 1975.

Graham Hill faleceu há exatamente 35 anos, em 29 de novembro de 1975, pilotando seu avião, que caiu durante um nevoeiro. Cinco membros da equipe Embassy Hill, incluindo o piloto da equipe e compatriota Tony Brise, também morreram no acidente.

Hill casou-se com Bette em 1955. Eles tiveram um filho, Damon Hill (que em 1996 tornou-se campeão mundial de Fórmula 1, sendo o único filho de campeão a também tornar-se um), e duas filhas, Brigitte e Samantha.


Nenhum comentário: