O União São João Esporte Clube foi fundado há exatos 30 anos, em 14 de janeiro de 1981, com o nome de Sociedade Esportiva e Recreativa Usina São João. Suas cores são verde e branco.
Sediado na cidade de Araras, no interior de São Paulo, é também conhecido do público como União de Araras.
Sucessor da Sociedade Esportiva e Recreativa Usina São João, foi fundado para preencher a lacuna que se instalou no futebol profissional da cidade, após a desativação do departamento de futebol de tradicionais clubes da cidade como a AA Ararense, o Comercial FC, entre outros.
Hermínio Ometto, dono da Usina São João, foi o realizador do sonho ararense de ter uma equipe que representasse profissionalmente a cidade.
Nesse mesmo ano de 1981, a equipe disputou seu primeiro torneio de forma oficial: o Campeonato Paulista da Série A3.
No ano seguinte, o time foi convidado a participar da Série A2 do Campeonato Paulista.
Em 1987 conseguiu o acesso à Série A1 do Campeonato Paulista, fato inédito na cidade, ao ser campeão da Série A2, batendo o São José por 1 a 0.
Em 1988 estreou na Série A1 do Campeonato Paulista e na Série C do Campeonato Brasileiro.
Não se saiu bem no Campeonato Paulista, ficando na última posição. Em 18 de maio inaugurou seu estádio, denominado Dr. Hermínio Ometto, com capacidade para 16 mil pessoas.
O União São João terminou o ano como campeão da Série C do Campeonato Brasileiro, ascendendo à Série B.
Em 1989 fez uma campanha razoável no Campeonato Paulista, avançando à Segunda Fase. Também chegou à Segunda Fase da Série B do Campeonato Brasileiro.
Em 1991, venceu a Copa Benedito Teixeira e, em 1992, voltou a disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, conseguindo o acesso à Série A.
Em 1993, estreia na Série A do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 3 a 0 contra o Atlético-PR em Curitiba. O clube termina o Campeonato na 12a. colocação e mantém-se na Série A.
Em 1994 não faz uma boa campanha no Brasileirão e escapa por pouco do rebaixamento.
Neste ano, sob o amparo da Lei Zico, o União São João se transformou em empresa, remunerando seus diretores e trabalhando em regime profissional.
Em 1995 chega à Fase Final do Campeonato Paulista mas no segundo semestre acaba rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, com apenas 2 vitórias em 23 jogos.
Em 1996 vence a Série B do Campeonato Brasileiro e conquista o retorno à Série A.
Em 1997 faz excelente campanha no Campeonato Paulista, terminando o torneio na 6a. colocação.
Contudo, disputa pela última vez a Série A do Campeonato Brasileiro, sendo mais uma vez rebaixado na última posição, com apenas 2 vitórias em 25 jogos.
Entre 1998 e 2003 disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, não conseguindo acesso em nenhuma das oportunidades. No Campeonato Paulista, chegou ao vice-campeonato em 2002.
Disputou a Série C do Campeonato Brasileiro em 2004 e 2005. Desde então não voltou a disputar competições nacionais.
Em 2005 disputa pela última vez o Campeonato Paulista da Série A1 após 18 anos ininterruptos.
Desde 2006 disputa a Série A2 do Campeonato Paulista mas não obtém o sonhado regresso à Série A1.
O União São João é um clube conhecido por revelar jogadores, como o lateral-esquerdo Roberto Carlos, ex-jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira, além de outros talentos do futebol brasileiro.
A principal missão do Departamento de Futebol do União São João é descobrir novos talentos.
Diariamente, garotos de todo o Brasil são avaliados, em testes que resultam na aquisição de jovens jogadores.
Além disso, o clube possui uma rede de observadores com a função de indicar jovens promessas.
O clube foi duas vezes campeão paulista sub-20, em 1996 e 2001.
Conta com um Centro de Treinamento instalado numa área de 41.000 m², dotado de três gramados, anexos ao Estádio Hermínio Ometto.
Administrado pelo empresário da construção civil José Mário Pavan, o clube alcançou rápido sucesso nacional, se fixando com competência no mercado esportivo nacional e internacional.
Parabéns ao União São João pelos seus 30 anos!
Que o clube permaneça desempenhando um importante trabalho na revelação de talentos para o futebol brasileiro!...
Nenhum comentário:
Postar um comentário