sábado, 20 de novembro de 2010

DITADURA ESPANHOLA

Francisco Franco nasceu na cidade de Ferrol a 4 de dezembro de 1892. Foi militar, chefe de Estado, ditador espanhol e Regente do Reino de Espanha desde outubro de 1939 até sua morte, em 1975.

Estudou na Academia de Infantaria de Toledo e distinguiu-se nas campanhas bélicas do Marrocos espanhol. Em 1923, apadrinhado por Afonso XIII, casa-se com Carmen Polo, de uma família da burguesia das Astúrias. Entre 1928 e 1931 dirige a Academia Militar de Zaragoza.

Quando da implantação da República (1931) é afastado de cargos de responsabilidade. O triunfo das forças de direita em 1933 o faz regressar a altos cargos do Exército. Em 1936 é nomeado comandante militar das Canárias. A partir de então prepara um levante militar.

Avança até Madrid e apodera-se rapidamente da direção militar e política da Guerra Civil Espanhola em setembro de 1936. Em janeiro de 1938 converte-se em chefe de Estado e do Governo.

Terminada a guerra civil, empreende a reconstrução do país. Cria um Estado católico, autoritário, repressivo e corporativo que recebe o nome de Franquismo. Apesar das suas estreitas relações com a Alemanha e a Itália, mantém a neutralidade durante a Segunda Guerra Mundial. Terminada esta, os vencedores isolam o regime Franquista.

Contudo, este vai-se consolidando e em 1953 iniciam-se as relações diplomáticas com os Estados Unidos e, em 1955, o regime de Franco é reconhecido pela ONU. Em 1966 cria uma nova Constituição e três anos mais tarde apresenta, como sucessor, a título de Rei, o Príncipe Juan Carlos, neto de Afonso XIII.

Bandeira espanhola durante o regime Franquista















  
Ideologicamente, o Franquismo é baseado no Fascismo. As bases do regime Franquista foram definidas pela unidade nacional espanhola (nacionalismo de estado), pelo catolicismo e pelo anti-comunismo. Apesar de o regime ter-se autodefinido como democracia orgânica com fins propagandísticos, não pode ser considerado de forma alguma como democrático, em comparação às democracias parlamentaristas contemporâneas. É mais adequado defini-lo como ditadura ou regime totalitário.

Em junho de 1973 cede a presidência do governo ao seu mais direto colaborador, Luis Carrero Blanco. A morte de Blanco num atentado, poucos meses depois, é o princípio da decomposição do regime. Franco morre após longa doença num hospital de Madrid a 20 de novembro de 1975, há 35 anos...

Nenhum comentário: