domingo, 28 de novembro de 2010

MAURITÂNIA

A República Islâmica da Mauritânia é um país situado no noroeste da África. Situa-se na região do deserto do Saara, e faz fronteira com o oceano Atlântico a oeste, com o Senegal a sudoeste, Mali a leste e sudeste, com a Argélia a nordeste e com o Saara Ocidental a noroeste. A capital e maior cidade é Nouakchott, localizada na costa do Atlântico.

Sua língua oficial é o árabe. Sua independência da colonização francesa foi obtida há exatamente 50 anos, em 28 de novembro de 1960. Seu atual presidente chama-se Mohamed Ould Abdel Aziz.

Com 1.030.700 km², a Mauritânia é o 29º. país do mundo em extensão. Possui uma população estimada em cerca de 3 milhões de habitantes. Seu PIB per capita anual estimado é de cerca de US$ 2.400 dólares. Possui um IDH de 0,520, uma expectativa de vida de apenas 54 anos e índice de alfabetização de aproximadamente 51 %.

Do século V ao século VII, a migração de tribos berberes do norte da África expulsou da região os bafours, habitantes originais da atual Mauritânia. Com o gradual processo de desertificação da região, as tribos migraram para o sul. Seguiu-se uma migração em massa do povo que habitava a região do Saara Central para a África Ocidental, até que em 1076 guerreiros islâmicos conquistaram e assumiram o controle da região.

Pelos próximos 500 anos os árabes foram a casta dominante da sociedade local, enfrentando resistência feroz da população local.

A partir do início do século XIX a colonização francesa gradualmente absorveu os territórios da atual Mauritânia e Senegal. Em 1901 o militar francês Xavier Coppolani assumiu o controle da missão colonial. A Mauritânia passaria a fazer parte da África Ocidental Francesa a partir de 1920.

A dominação francesa trouxe proibições legais contra a escravidão, e pôs um fim às guerras entre os diferentes clãs. Quando o país obteve sua independência, em 1960, a capital Nouakchott foi fundada. Com a independência, muitas populações indígenas da África subsaariana, entraram na Mauritânia. Educados no idioma e nos costumes franceses, muitos destes recém-chegados tornaram-se funcionários, soldados e administradores do novo estado.

Este fato, em conjunto com a opressão militar dos franceses, afetou os antigos equilíbrios de poder, e criou novos motivos para conflito entre as populações subsaarianas no país. A escravidão é até hoje em dia uma prática comum no país, embora ilegal.

A tensão étnica e a questão delicada da escravidão - tanto no passado como, em diversas áreas do país, no presente - ainda é um tema de muita força no debate político nacional; porém um número significativo de pessoas de todos os grupos parece procurar uma sociedade mais diversa e pluralista.

A Mauritânia é quase inteiramente plana, com a maior parte do seu território formando planícies vastas e áridas. Alguns picos isolados, frequentemente ricos em minérios, se elevam sobre os planaltos. Aproximadamente três quartos da Mauritânia são desérticos ou semidesérticos. Como resultado de secas intensas e prolongadas, o deserto vem se expandindo desde a década de 1960.

A maioria da população depende da agricultura e da pecuária para a sobrevivência, ainda que muitos dos nômades e praticantes do cultivo de subsistência tenham sido forçados para as cidades, devido às secas recorrentes.

A Mauritânia tem amplos depósitos de minério de ferro, que totalizam quase 50% do total das exportações do país. Com o aumento dos preços dos metais, companhias mineradores de ouro e cobre abriram minas no interior do país.

As águas territoriais mauritanas estão entre as mais ricas em peixes no mundo, porém a exploração abusiva por parte de pescadores estrangeiros tem ameaçado esta fonte vital de renda.

Nos últimos anos, as secas e as crises financeiras ocasionaram o aumento da dívida externa. Em março de 1999 o governo assinou um acordo com uma missão conjunta do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, visando a fazer os ajustes necessários na situação econômica do país e estabelecer metas de crescimento.

O petróleo foi descoberto na Mauritânia em 2001. Embora sejam potencialmente significativas para a economia do país, as jazidas foram descritas como de pequeno porte. A Mauritânia possui 51 blocos confirmados de petróleo mas existem pesquisas em andamento visando a futuras descobertas de campos petrolíferos.

Crise, miséria, pobreza e sofrimento infelizmente imperam nesta região...

Vista aérea da capital Nouakchott

Nenhum comentário: