domingo, 29 de maio de 2011

ACIDENTE AJUDA, VETTEL SE SAFA DE PRESSÃO E VENCE PROVA CONFUSA EM MÔNACO *

Quando tinha a maior chance de perder uma corrida com erros da equipe Red Bull, o alemão Sebastian Vettel contou com a sorte e foi ajudado por um acidente nas voltas finais para se manter à frente de Fernando Alonso e Jenson Button para vencer o Grande Prêmio de Mônaco com apenas uma troca de pneus nos boxes e outra na pista durante a interrupção da prova a seis voltas do fim.

Em um circuito em que há muito tempo não havia uma corrida bem disputada, Sebastian Vettel, Fernando Alonso e Jenson Button protagonizaram a melhor disputa da temporada com os três chegando praticamente juntos no final depois da entrada do safety car e da interrupção da prova com bandeira vermelha para a limpeza da pista e o atendimento ao russo Vitaly Petrov.

Assim como já havia ocorrido no treino de classificação, quando a sessão foi interrompida por um forte acidente do mexicano Sergio Perez, que não correu neste domingo, a corrida em Mônaco foi marcada por várias disputas na pista e também por acidentes.

Foi um acidente que tirou o brasileiro Felipe Massa da prova em disputa de posição com o inglês Lewis Hamilton, causando a entrada do safety car pela primeira vez no ano.

E outro acidente, envolvendo novamente Hamilton além de Jaime Alguersuari e Vitaly Petrov interrompeu a corrida faltando seis voltas para a bandeirada final.

Na volta da corrida, Lewis Hamilton foi novamente protagonista de um acidente e na disputa por posições bateu no carro do venezuelano Pastor Maldonado, que fazia sua melhor corrida e estava em sexto lugar.

Vettel chegou à quinta vitória no ano e agora soma 143 pontos na temporada, com seis corridas disputadas.

O brasileiro Rubens Barrichello pontuou pela primeira vez na temporada com o carro da Williams ao chegar na nona colocação.

Enquanto Fernando Alonso começou bem e pulou para a terceira posição, Sebastian Vettel conseguiu manter a ponta na largada e logo passou a abrir distância para o inglês Jenson Button.

Ao final da primeira volta o alemão da Red Bull já tinha 2s4 de vantagem, enquanto Button e Alonso andavam próximos.

No momento de fazer o primeiro pit stop para a troca de pneus, a Red Bull que até então era a equipe mais eficiente nos boxes, falhou e atrapalhou seus dois pilotos.

Sebastian Vettel perdeu tempo devido ao cobertor elétrico que demorou a se desprender do pneu.

Com o atraso, o time não estava pronto para receber Mark Webber e fez o australiano perder muito tempo.

Quem se beneficiou com a trapalhada da Red Bull foi o inglês Jenson Button, que aproveitou o trabalho eficiente da McLaren para assumir a liderança e abrir 7s de vantagem para Vettel.

Depois de largar em quinto e perder várias posições, Michael Schumacher fez seu show particular dando e levando ultrapassagens.

Primeiro ele tomou a posição de Lewis Hamilton, depois viu o inglês devolver a ultrapassagem.

Então foi a vez de Rubens Barrichello também aprontar para cima do alemão e roubar a décima posição.

Em briga por posição com o inglês Lewis Hamilton, Felipe Massa acabou pegando o lado sujo da pista no túnel e perdeu a traseira do carro, batendo contra o guard-rail.

O acidente que tirou o brasileiro da prova causou a entrada do safety car na pista e irritou Hamilton.

O piloto da McLaren acusou pelo rádio o brasileiro Felipe Massa de ter jogado o carro da Ferrari no guard-rail de propósito.

Eles já haviam se tocado na briga por posições antes da batida do brasileiro.

Lewis Hamilton acabou punido pelos comissários por ter causado colisão e teve de passar pelos boxes.

“O Hamilton tentou me passar onde não dava, acabou encostando em mim, me jogou no Webber, quebrou minha asa e no túnel na hora de virar não dava”, explicou Massa à TV Globo.

Sebastian Vettel aproveitou a parada de Jenson Button nos boxes antes da entrada do safety car para retomar a liderança, mas passou a ser atacado pelo inglês.

Fernando Alonso também lucrou e passou Button durante pit stop do inglês.

No fim, o alemão alcançou a sua quinta vitória no ano.

Vitaly Petrov machucou a perna em seu acidente e teve de ser levado para o hospital em Mônaco.

O piloto russo se manteve consciente após a batida.

* Publicado no UOL às 11:12 hs.

Nenhum comentário: