domingo, 8 de maio de 2011

ROBERT JOHNSON

Robert Leroy Johnson nasceu há exatos 100 anos, em 8 de maio de 1911, em Hazlehurst, Mississippi, Estados Unidos.

Cantor e guitarrista norte-americano de blues, Johnson é um dos músicos mais influentes do gênero e importante referência para a padronização do consagrado formato de 12 compassos para o blues.

Influenciou grandes artistas como Muddy Waters, Led Zeppelin, Bob Dylan, The Rolling Stones, Johnny Winter, Jeff Beck e Eric Clapton, que considerava Johnson "o mais importante cantor de blues que já viveu".

Por suas inovações, músicas e habilidade com a guitarra ficou em quinto lugar no ranking dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Robert Johnson teve uma carreira muito curta, gravou apenas 29 músicas em duas sessões de gravação em San Antonio, Texas, em novembro de 1936 e em Dallas, Texas, em junho de 1937.

Embora Johnson certamente não tenha inventado o blues (há rumores de que foi Charley Patton a primeira estrela do delta blues), que já vinha sendo gravado 15 anos antes de suas gravações, seu trabalho modificou o estilo de execução, empregando mais técnica, riffs mais elaborados e maior ênfase no uso das cordas graves para criar um ritmo regular.

Suas principais influências foram Son House, Leroy Carr, Kokomo Arnold, Charley Patton e Peetie Wheatstraw.

Há uma linha direta de influência entre a obra de Johnson e o rock'n roll que se tornaria popular no pós-guerra.

Em 1938 durante uma apresentação no bar "Tree forks", Johnson bebeu whisky envenenado com estricnina, supostamente preparado pelo dono do bar, o qual estava enciumado por Jonhson ter flertado com sua mulher.

Sonny Boy Williamson, que estava tocando junto com Jonhson, havia alertado-o sobre o whisky, porém este não lhe deu atenção.

Johnson se recuperou do envenenamento, mas contraiu pneumonia e morreu 3 dias depois, em 16 de agosto de 1938, em Greenwood, Mississipi.

Há várias versões populares para sua morte: que haveria morrido envenenado pelo whisky, que haveria morrido de sífilis e que havia sido assassinado com arma de fogo.

Seu certificado de óbito cita apenas "No doctor" (Sem médico) como causa da morte.

Robert Johnson

Nenhum comentário: