sábado, 14 de maio de 2011

CAMPEÃO ALEMÃO, BORUSSIA SE DESPEDE COM VITÓRIA; WOLFSBURG ESCAPA DO REBAIXAMENTO *

Com o título alemão garantido com duas rodadas de antecedência, a rodada deste sábado era de festa para o Borussia Dortmund.

Mas não para seu adversário, o Eintracht Frankfurt, que visitou o lotado estádio do Borussia necessitando de uma vitória para escapar do rebaixamento.

Até os 22 minutos o time de Frankfurt estava conseguindo permanecer na primeira divisão, mas o campeão virou e se despediu do campeonato com a vitória por 3 a 1.

Melhor defesa do campeonato, com apenas 22 gols sofridos, o Borussia chegou a 22 vitórias em 34 jogos, terminando a Bundesliga com 75 pontos, oito a mais que o vice-campeão Bayer Leverkusen, que venceu o Freiburg fora de casa por 1 a 0.

O Bayern de Munique ficou com a terceira posição, vencendo o Sttutgart por 2 a 1.

Os dois primeiros têm vaga garantida na fase de grupos da Liga dos Campeões, já o Bayern terá de disputar uma fase eliminatória inicial.

Até meados do segundo do tempo da partida do Borussia, o Wolfsburg, dos brasileiros Diego, Josué e Grafite, estava sendo rebaixado, pois perdia do Hoffenhein e o campeão perdia do Eintrencht.

Ambos viraram seus marcadores, e o Wolfsburg, campeão de 2009, conseguiu se manter na primeira divisão ao vencer por 3 a 1, com um gol de Grafite.

Eintrecht Frankfurt e Saint Pauli caíram para a segunda divisão.

O Borussia Mönchengladbach ficou em 16º. lugar e irá disputar a respescagem com o terceiro colocado da segundona alemã.

Hannover e Mainz, quarto e quinto colocados, estão classificados para a Liga Europa.

O jogo deste sábado em Dortmund marcou a despedida do turco Nuri Sahin, vendido ao Real Madrid por 10 milhões de Euros, e do lateral brasileiro Dedê da equipe do Borussia.

Com 320 partidas pela equipe que defendia desde 1998, Dedê foi homenageado pela direção do campeão alemão e ovacionado pela torcida.

Ele teve a chance de se despedir com um gol, mas desperdiçou um pênalti aos 35 minutos do segundo tempo.

O goleiro Ferman já havia defendido uma cobrança de Lucas Barrios no começo da primeira etapa.

O Eintracht teve a ilusão de conseguir escapar do rebaixamento no primeiro minuto da segunda etapa, quando Rode concluiu de cabeça um passe de Gekas e abriu o placar.

Mas aos 22 minutos da segunda etapa Lucas Barrios marcou após lindo passe de calcanhar de Pitzeck.

O empate já não servia para o time de Frankfurt, que tomou mais um aos 27, quando Lewandowski anotou após rebote do goleiro.

Aos 44, Barrios ainda marcaria outro, seu 16º. gol na temporada.

Só restava comemorar o sétimo título da equipe, que liderou a competição desde a décima rodada.

Roman Weidenfeiller, goleiro e capitão do Borussia, levanta a taça de campeão.

* Publicado no UOL às 12:23 hs.

Nenhum comentário: