quinta-feira, 4 de agosto de 2011

BARACK OBAMA

Barack Hussein Obama II nasceu em Honolulu, no Havaí, há exatos 50 anos, em 4 de agosto de 1961.

Advogado e político dos Estados Unidos da América, quadragésimo quarto e atual Presidente do país, desde 20 de janeiro de 2009 e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2009.

Até então, era senador pelo estado de Illinois.

Obama foi o primeiro mulato (afro-americano no contexto estadunidense) a ser eleito Presidente dos Estados Unidos da América.

Filho de um economista queniano e de uma antropóloga americana, nascida em Wichita, no estado do Kansas, seus pais separam-se quando Obama tinha cinco anos de idade.

O pequeno Obama e sua mãe, Ann Dunham.

Seu pai retornou ao Quênia, encontrando-se com o filho apenas mais uma vez antes de falecer em um acidente de automóvel em 1982, quando Obama tinha vinte e um anos.

Após o divórcio, sua mãe casou-se com o indonésio Lolo Soetoro.

A família mudou-se para o país natal de Soetoro em 1967, tendo Obama frequentado escolas em Jakarta até os dez anos de idade.

Ele então retornou para Honolulu para morar com seus avós maternos.

Em Honolulu, frequentou a escola Punahou, desde a quinta série do ensino elementar americano, em 1971, até a graduação no ensino secundário, em 1979.

A mãe de Obama retornou ao Havaí em 1972, lá permanecendo por muitos anos.

Voltou à Indonésia por vários períodos para o desenvolvimento de trabalho de campo.

Ela defendeu tese de doutoramento em antropologia pela Universidade do Havaí em 1992.

Faleceu de câncer nos ovários em 1995.

Após concluir o ensino secundário, Barack Obama mudou-se para Los Angeles, onde estudou no Occidental College por dois anos.

O joverm Barack Obama.

Em 1981, transferiu-se para a Universidade de Columbia, em Nova Iorque, onde graduou-se dois anos depois em ciência política, com especialização em relações internacionais.

Obama obteve o título de bacharel de artes em 1983, quando foi trabalhar por um ano na empresa Business International Corporation, hoje parte do grupo que publica a revista The Economist e em seguida para a organização sem fins lucrativos New York Public Interest Research Group.

Após quatro anos na cidade de Nova Iorque, Obama mudou-se para Chicago para trabalhar como agente comunitário entre junho de 1985 e maio de 1988 como diretor da Developing Communities Project (DCP), uma associação comunitária religiosa originalmente composta por oito paróquias católicas, na região da grande Roseland, ao sul de Chicago.

Nos seus três anos como diretor da DCP, sua equipe passou de uma para treze pessoas e seu orçamento anual cresceu de 70 mil dólares para 400 mil dólares, tendo conseguido, entre outros resultados, auxiliar a criação de um programa de educação para o trabalho, a criação de um programa de preparação para o estudo universitário e o estabelecimento de uma organização de defesa dos direitos de inquilinos na região de Altgeld Gardens, em Chicago.

Obama também trabalhou como consultor e instrutor para a fundação Gamaliel, um instituto que dá consultoria e treinamento para associações comunitárias.

Em meados de 1988, viajou pela primeira vez para a Europa, indo em seguida ao Quênia, lá encontrando-se pela primeira vez com alguns de seus parentes.

Obama ingressou na escola de direito de Harvard no final do mesmo ano de 1988.

Ao final do seu primeiro ano na escola, foi escolhido como editor da revista Harvard Law Review, em função das suas notas e de uma competição de redação.

Em seu segundo ano na escola, foi escolhido presidente da revista, uma posição voluntária de tempo integral, assumindo as responsabilidades de editor-chefe e supervisionando a equipe de oitenta editores.

Obteve o título de doutor em direito por Harvard em 1991, com trinta anos.


Em 1992 casa-se com Michelle Obama, com quem possui duas filhas: Malia Ann e Natasha.

A publicidade associada à sua eleição à presidência da Harvard Law Review resultou em um contrato para que ele escrevesse um livro sobre questões relacionadas à raça.

Obama planejara terminar o livro em um ano, no entanto a tarefa consumiu muito mais tempo à medida que evoluiu para um livro de memórias.

A fim de trabalhar sem interrupções, Obama e sua esposa, viajaram para Bali, onde passou meses escrevendo.

O manuscrito foi finalmente publicado como Dreams from my father em meados de 1995.

Obama dirigiu a iniciativa Project Vote em Illinois entre abril e outubro de 1992.

O projeto, voltado para o registro de eleitores, registrou 150 mil dos 400 mil afro-americanos não registrados do Estado, motivando a revista Crain's Chicago Business a incluir, em 1993, Obama na sua lista de líderes promissores com menos de quarenta anos.

Ainda em 1993, Obama juntou-se à firma Davis, Miner, Barnhill & Galland, um escritório de direito composto por doze advogados especializado em casos de direitos individuais e desenvolvimento econômico de vizinhanças, atuando como advogado associado por três anos, entre 1993 e 1996.

Entre 1995 e 2002 atuou na mesa diretora do Chicago Annenberg Challenge, tendo sido fundador e presidente.

Participou também da mesa diretora das seguintes organizações: Chicago Lawyers' Committee for Civil Rights Under Law, Center for Neighborhood Technology, JoyceWoods Fund of Chicago e Lugenia Burns Hope Center.

Em 1996, foi eleito ao Senado de Illinois (Órgão integrante da Assembleia Geral de Illinois, que constitui o poder legislativo local), mandato para o qual foi reeleito em 2000.

Em 2004, nas eleições primárias para a candidatura democrata ao Senado dos Estados Unidos, os seus opositores foram Blair Hull, um homem de negócios, e Dan Hynes, procurador do estado de Illinois.

Nas primárias, Obama somou mais votos que os outros seis candidatos combinados, ganhando com 52% dos sufrágios.

Obama enfrentou o candidato Alan Keyes e venceu as eleições por uma diferença considerável: 70% contra 27% de Keyes.

Como membro da minoria democrata no período entre 2005 e 2007, ajudou a criar leis para controlar o uso de armas de fogo e para promover maior controle público sobre o uso de recursos federais.

Neste período, fez viagens oficiais para o Leste Europeu, o Oriente Médio e África.

Contribuiu para a adoção de leis que tratam de fraude eleitoral, da atuação de lobistas, mudança climática, terrorismo nuclear e assistência para militares americanos após o período de serviço.

Obama ganhou a primeira eleição primária para sua candidatura à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, em Iowa, em janeiro de 2008, saindo na frente de Hillary Clinton e John Edwards.

Já na segunda, Hillary Clinton bateu Obama por três pontos percentuais nas primárias de New Hampshire.

Durante os cinco primeiros meses de 2008, Obama e Hillary Clinton protagonizaram uma renhida disputa pela nomeação que ficou decidida em fins de maio.

Em agosto de 2008, Obama foi nomeado oficialmente para concorrer à Casa Branca contra o republicano John McCain.


Em novembro de 2008, Barack Obama foi eleito Presidente dos Estados Unidos, derrotando John McCain.

Tornou-se o segundo Presidente mais votado da história do mundo com 69,4 milhões de votos, e o Presidente mais votado da hitória dos Estados Unidos.

Sua administração é marcada pela continuidade da ação das tropas americanas no Afeganistão e no Oriente Médio, além da captura e morte do terrorista saudita Osama Bin Laden.

Obama visitou o Brasil em março de 2011 a fins de buscar novos tratados comerciais ente Brasil e Estados Unidos.

Em abril de 2011, o presidente Barack Obama anunciou formalmente sua campanha à reeleição em 2012.

Barack Obama foi premiado com o Nobel da Paz de 2009, "pelos extraordinários esforços para reforçar o papel da diplomacia internacional e a cooperação entre os povos".

Houve críticas a esta atribuição.

Um dos motivos é o reforço de tropas norte americanas no Afeganistão, por parte de Barack Obama.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Nenhum comentário: