quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PIERRE DE FERMAT

Pierre de Fermat foi um matemático e cientista francês nascido em Beaumont-de-Lomagne, há exatos 410 anos, em 17 de agosto de 1601.

Seu pai, Dominique de Fermat, era um rico mercador de peles e lhe propiciou uma educação privilegiada, inicialmente no Mosteiro Franciscano de Grandselve e depois na Universidade de Toulouse.

Ingressou no serviço público em 1631.

Em 1652, Fermat foi promovido para Juiz Supremo na Corte Criminal Soberana do Parlamento de Toulouse.

A influência de Pierre de Fermat foi limitada por sua falta de interesse em publicar suas descobertas, que são conhecidas principalmente pelas cartas a amigos e anotações particulares.

Suas cartas sugerem que era um homem envergonhado e reservado, cortês e afável, mas um pouco distante.

Estas cartas passaram a ser publicadas a partir de 1636, por intermédio do padre Mersenne, em Paris, que procurou Fermat após ouvir falar dele.

Em suas cartas, Fermat descrevia suas ideias, descobertas e até pequenos ensaios, que eram repassados por Mersenne a outros matemáticos da Europa.

Afeito a trocar e resolver desafios, travou diversas polêmicas com René Descartes.

Fermat inventou a Geometria Analítica em 1629 e descreveu suas idéias em um trabalho não publicado intitulado Introdução aos lugares geométricos planos e sólidos, que circulou apenas na forma de manuscrito.

Neste trabalho Fermat introduziu a ideia de eixos perpendiculares e descobriu as equações gerais da reta, circunferência e equações mais simples para parábolas, elípses e hipérboles, e depois demonstrou que toda equação de primeiro e segundo grau pode ser reduzida a um desses tipos.

Considerado o "Príncipe dos Amadores", Pierre de Fermat nunca teve formalmente a Matemática como a principal atividade de sua vida.

Jurista e magistrado por profissão, dedicava à Matemática apenas suas horas de lazer e, mesmo assim, foi considerado por Blaise Pascal o maior matemático de seu tempo.

Contudo, seu grande gênio matemático perpassou várias gerações, fazendo com que várias mentes se debruçassem com respeito sob o seu legado, que era composto por contribuições nas mais diversas áreas das matemáticas, entre elas o cálculo geométrico e infinitesimal, a teoria dos números e a teoria da probabilidade.

No entanto, se ele era um amador, então era o melhor deles, devido à precisão e à importância de seus estudos, que, diga-se ainda, estavam sendo realizados longe de Paris, o único centro que abrigava grandes matemáticos como Blaise Pascal, Gassendi, Mersenne, entre outros.

As contribuições de Fermat para o cálculo geométrico e infinitesimal são inestimáveis.

Ele obtinha, com seus cálculos, a área de parábolas e hipérboles e determinava o centro de massa de vários corpos.

Em 1934, Louis Trenchard Moore descobriu uma nota de Isaac Newton dizendo que seu cálculo, antes tido como de invenção independente, fora baseado no “método de monsieur Fermat para estabelecer tangentes”.

Foi a primeira pessoa a enunciar o pequeno teorema de Fermat, embora a primeira pessoa a publicar a prova do teorema foi Leonhard Euler, em 1736, no artigo "Theorematum Quorundam ad Números Primos Spectantium Demonstratio".

Contudo, o que mais interessava a Fermat, na verdade, era um ramo da Matemática chamado teoria dos números, que tem poucas aplicações práticas claras.

É da teoria dos números seu famoso teorema, conhecido como Último Teorema de Fermat, que desafiou matemáticos por todo o mundo durante 358 anos, demonstrado apenas em 1995, por um matemático britânico que utilizou conceitos avançadíssimos, com os quais Fermat nem poderia ter sonhado em utilizar.

Outra contribuição importante de Fermat se insere na Teoria da Probabilidade.

Seus avanços nesta área deram-se por volta de 1654, quando passou a trocar cartas com Pascal.

Entre outras contribuições à Matemática, coube a Fermat a entronização de eixos perpendiculares, a descoberta das equações da reta e da circunferência, e as equações mais simples de elipses, parábolas e hipérboles.

Pierre de Fermat faleceu aos 63 anos, na comuna francesa de Castres, em 12 de janeiro de 1665.

Pierre de Fermat

Nenhum comentário: