sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CANTINFLAS

Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes, mais conhecido como Cantinflas, nasceu na Cidade do México, há exatos 100 anos, em 12 de agosto de 1911.

Premiado ator e humorista mexicano, nasceu em uma família muito humilde, contando com doze irmãos.

Teve uma adolescência marcada pela pobreza, que o levou a começar a trabalhar muito cedo, primeiro como engraxate e depois como aprendiz de toureiro, motorista de táxi e pugilista.

A sua vida mudou quando, aos vinte anos, trabalhando como empregado em um teatro popular, teve a oportunidade de substituir o apresentador do espetáculo, que adoeceu.

Ao inverter frases, trocar palavras e abusar do improviso, Cantinflas conquistou o público local.

As suas origens inspiraram várias personagens, entre eles o famoso "El Peladito".

Graças à verborragia disparatada e à divertida gesticulação de Cantinflas, tornou-se o comediante mais popular da América espanhola em meados do século XX.

Entrou para o cinema em La mujer del puerto (1933) e aos poucos ganhou outras oportunidades, até estrelar Así es mi tierra (1937).

Criou sua própria produtora, a Rosa Filmes (1940) e o primeiro longa-metragem da produtora foi Ni sangre ni arena (1941).

Dos mais de quarenta filmes que fez, a maior parte foi produzida pela sua própria companhia.

Em Hollywood, Cantinflas teve apenas dois filmes: A volta ao mundo em oitenta dias, um sucesso de bilheteria inspirado no romance de Júlio Verne e vencedor do Oscar de melhor filme em 1956, e Pepe (1960), um fracasso de público e crítica.

Após filmar em Hollywood, voltou ao México, onde continuou a interpretar seu tipo em filmes como El padrecito (1964), El profe (1970) e El basurero (1981), seu último filme.

A crítica, porém, destaca que os melhores filmes do comediante foram feitos nos anos 40 e 50.

Entre os seus trabalhos mais elogiados deste período estão Os três mosqueteiros (1942), O circo (1943), El supersabio, O mágico (1948), O bombeiro atômico (1950) e Se eu fosse deputado.

Todos escritos para ele pelo seu amigo Jaime Salvador.

Recebeu o Golden globe award para melhor ator (comédia ou musical) em cinema por A volta ao mundo em oitenta dias, em 1957.

Com o êxito de seus filmes, tornou-se um dos homens mais ricos da América Latina, dando grande parte de sua fortuna para os pobres, e, quando morreu, teve tratamento de herói nacional.

Cantinflas morreu aos 81 anos, em 20 de abril de 1993, na Cidade do México.

Cantinflas

Nenhum comentário: