quarta-feira, 24 de agosto de 2011

VINCENZO LANCIA

Vincenzo Lancia nasceu na pequena aldeia de Fobello, há exatos 130 anos, em 24 de agosto de 1881, próximo a Turim, na Itália.

Notabilizou-se como piloto, engenheiro e fundador da fábrica de automóveis Lancia.

Vincenzo Lancia era o caçula de quatro filhos.

Seu pai era um industrial que trabalhou na Argentina antes de retornar a Turim para abrir o seu próprio negócio.

Desde cedo, educou Vincenzo com números, desenvolvendo no garoto um interesse em máquinas e em engenharia.

Enriqueceu seus conhecimentos tornando-se um aprendiz de Giovanni Battista Ceirano, um importador de bicicletas e um dos pioneiros da indústria automobilística italiana, em Turim.

Na companhia de Ceirano também desenvolveu suas habilidades em design, engenharia e construção, e desenvolveu paciência, perseverança e determinação.

Conheceu o conde Carlo di Biscaretti Ruffia, que possuía uma Benz, em fevereiro de 1899, de quem rapidamente se tornou amigo.

Lancia, no entanto, passou a ser inspetor chefe e piloto de testes da Fiat, com apenas dezenove anos.

Sua condução dos veículos impressionava seus patrões na Fiat.

Lancia foi convidado a dirigir seus carros em corridas, conseguindo sua primeira vitória foi em 1900, na segunda corrida pela Fiat.

Vincenzo Lancia constituiu sua própria fábrica de automóveis em 29 de novembro de 1906, em sociedade com Claudio Fogolin.

Seu primeiro carro foi construído em 1907, o 12 HP Alfa.

O modelo era dotado de um motor de quatro cilindros, que girava a 1800 rotações por minuto (um regime alto para a época), e alcançava velocidade de 90 km/h.

Lancia produziu modelos inovadores como o Lambda e o Aprilia.

Vincenzo Lancia faleceu de ataque cardíaco em 15 de fevereiro de 1937, pouco antes da Aprilia ser lançada em plena produção.

Contava com a idade de 55 anos.

Sua esposa, Adele Miglietti Lancia, e seu filho, Gianni Lancia, continuaram a gestão da fábrica de automóveis até o ano de 1955.

A Lancia sofreu muito com a grave situação financeira que tem atraversado o Grupo Fiat entre 2000 e 2004.

Atualmente, o modelo mais refinado da marca é o Lancia Thesis.

Os outros modelos são o Lancia Ypsilon, o Musa e o Lancia Phedra, modelo que compartilha a plataforma com o Fiat Ulysse.

Em setembro de 2006, a Lancia apesentou a Lancia Delta.

A Lancia conserva a ambição de querer ser a alternativa italiana à Mercedes-Benz, e à luz do seu prestigioso passado, é uma fábrica merecedora de esforços e investimentos mais consideráveis.

Vincenzo Lancia

Nenhum comentário: