segunda-feira, 8 de agosto de 2011

JAMES IRWIN

James Benson Irwin nasceu em 17 de março de 1930, em Pittsburg, nos Estados Unidos.

Astronauta norte-americano, tripulante da missão Apollo 15, James Irwin foi o oitavo homem a andar na superfície da Lua e o primeiro a dirigir um jipe lunar, em sua única missão no espaço.

James Irwin, David Scott e Alfred Worden permaneceram três dias explorando a superfície da Lua, em 1971, a bordo do jipe.

James Irwin explorando a superfície lunar
durante a missão Apollo 15, em 1971.

Irwin, de todos os homens que pousaram na Lua, foi o mais afetado em termos religiosos pelo feito, passando a pregar como sua experiência no espaço o havia feito sentir mais verdadeiramente a presença de Deus no mundo real e aumentando sua fé no Cristianismo.

"Quando estava na Lua, lembrava-me especialmente do Salmo 121: "Elevo os meus olhos para os montes; de onde vem o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra" (Sl 121:1-2).
Após deixar a NASA e a Força Aérea americana em 1972Irwin fundou a missão cristã High Flight, e chegou a comandar várias expedições ao Monte Ararat, na Turquia, na esperança de descobrir os restos da Arca de Noé, buscas que resultaram infrutíferas.

Na verdade, estas expedições não foram provocadas apenas por uma profissão de fé, mas também pelo fato de que satélites americanos, que fotografavam o território turco do espaço, assinalaram a presença de objetos estranhos perto do cume do Monte Ararat, que nas fotos da órbita terrestre pareciam ser restos de longas toras chatas e curvas de madeira, como as usadas na confecção de antigas embarcações.

Esta área da Turquia, há apenas alguns quilômetros das fronteiras da então União Soviética e do Irã, era fechada a estrangeiros e à própria população civil turca durante certo período da chamada Guerra Fria, e apenas Irwin e seu grupo tiveram uma permissão especial do governo turco para as pesquisas arqueológicas na região.

Na última destas expedições, ele feriu-se seriamente escalando a montanha e teve que ser carregado ferido de volta aos Estados Unidos.

James Irwin morreu há exatos 20 anos, em 8 de agosto de 1991, vítima de um ataque cardíaco em Glenwood Springs, no Colorado, deixando esposa e cinco filhos.

O astronauta americano James Irwin.

Nenhum comentário: