quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

BRASIL CONDENA VIOLÊNCIA CONTRA JORNALISTAS NO EGITO *

O governo brasileiro condenou a violência entre manifestantes e contra jornalistas no Egito.

Por meio de nota, divulgada pelo Itamaraty, protestou "contra a detenção dos jornalistas brasileiros Corban Costa, da Rádio Nacional, e Gilvan Rocha, da TV Brasil" e disse esperar "que as autoridades egípcias tomem medidas para garantir as liberdades civis e a integridade física da população e dos estrangeiros presentes no país".

Enviados para o Egito para a cobertura da crise política no país, o repórter Corban Costa, da Rádio Nacional, e o repórter cinematográfico Gilvan Rocha, da TV Brasil, foram detidos, vendados e tiveram passaportes e equipamentos apreendidos.

Desde ontem (2) à noite até esta manhã, Corban e Gilvan ficaram sem água, presos em uma sala sem janelas e com apenas duas cadeiras e uma mesa, em uma delegacia do Cairo.

A nota reafirma "solidariedade ao povo egípcio" e diz que o governo espera um desfecho rápido para a crise no Egito, culminando com mais democracia e aprimoramento institucional.

Os violentos confrontos dos últimos dois dias mataram três pessoas nesta quinta-feira, que se somaram aos cinco mortos antes do amanhecer por tiros supostamente provenientes de simpatizantes do presidente egípcio, Hosni Mubarak.

Leia a nota na íntegra:

Ministério das Relações Exteriores

Assessoria de Imprensa do Gabinete

Nota à Imprensa nº 43

3 de fevereiro de 2011

Situação no Egito

O Governo brasileiro deplora os confrontos violentos associados aos últimos desdobramentos da crise no Egito, em particular os atos de hostilidade à imprensa reportados ontem e hoje.

O Governo brasileiro protesta contra a detenção dos jornalistas brasileiros Corban Costa, da Rádio Nacional, e Gilvan Rocha, da TV Brasil, e manifesta a expectativa de que as autoridades egípcias tomem medidas para garantir as liberdades civis e a integridade física da população e dos estrangeiros presentes no país.

Ao reafirmar a solidariedade e amizade do Brasil ao povo egípcio, o Governo brasileiro espera que este momento de instabilidade seja superado com a maior rapidez possível em um contexto de aprimoramento institucional e democrático do Egito.

A Embaixada do Brasil no Cairo continuará prestando assistência a turistas e residentes brasileiros que se encontram no país.

* Publicado no UOL às 17:32 hs.

Nenhum comentário: