quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

JOSÉ AGUSTÍN ARANGO

José Agustín Arango nasceu na Cidade do Panamá, há exatos 170 anos, em 24 de fevereiro de 1841.

Filho de pai cubano e mãe panamenha, era um empresário e banqueiro apaixonado pelos seus ideais.

Apesar disso, nunca pertenceu a um partido político até o movimento de emancipação do istmo do Panamá em 1903.

Ele é considerado um dos fundadores do Panamá, visto ser o líder mais inspirador para obtenção da independência da Colômbia, contribuindo como chefe da Junta Patriótica.

Arango foi nomeado para vários cargos representando os interesses do Panamá: representante panamenho no Senado da Colômbia (1903), presidente da Junta Provisória do Panamá (1903-1904) e representante panamenho em Washington (1907).

Ele se comprometeu a defender o que considerou um passo muito importante para o progresso econômico do Panamá: a construção do canal através do istmo do Panamá.

Como representante do Governo do Panamá, ele se recusou a participar nas reuniões do Congresso na Colômbia, devido seu conhecimento de que a Colômbia era contra uma negociação com o governo dos EUA para a construção de um canal interoceânico.

Arango liderou o movimento de independência do Panamá ante a Colômbia, para que depois, como um país soberano, o Panamá iniciasse as negociações bilaterais para assinar um tratado para a construção do Canal do Panamá.

Faleceu em 10 de maio de 1909, ocasião em que era Secretário de Relações Exteriores do Panamá.

José Agustín Arango

Nenhum comentário: