domingo, 6 de fevereiro de 2011

RONALD REAGAN

Ronald Wilson Reagan nasceu em Tampico, Illinois, há 100 anos, em 6 de fevereiro de 1911.

Foi um ator e político norte-americano, 33º. Governador da Califórnia e 40º. Presidente dos Estados Unidos.

Nascido em Illinois, Reagan mudou-se para Los Angeles, Califórnia na década de 1930, onde trabalhou como ator e se tornou presidente da Screen Actors Guild (SAG), e porta-voz da General Electric (GE).

Formou-se em economia em 1932 na Universidade de Eureka, IL.

Após ter se graduado em economia, Reagan mudou-se para Iowa, onde trabalhou em uma estação de rádio.

Ronald Reagan nos tempos do rádio

Posteriormente trabalhou em Davenport e em Des Moines, quando passou a ser o apresentador do time de baseball Chicago Cubs.

Enquanto viajava com os Cubs, na Califórnia, Reagan fez um teste para o cinema, em 1937, assinando um contrato de sete anos com a Warner Brothers.

Em 1937 teve o primeiro filme creditado, "Love Is on the Air", e em 1939 atuou em 19 filmes.

Em 1940 atuou em "Santa Fe Trail", e em 1942, alcançou sucesso com o filme "Kings Row", de Sam Wood.

Com Ann Sheridam em Kings Row

Reagan e muitos críticos consideravam "Kings Row" seu melhor filme.

Apesar de Reagan ter se tornado uma estrela com seu desempenho, ele não pôde aproveitar seu sucesso, pois estava servindo nas Forças Armadas na Segunda Guerra Mundial.

Após voltar da guerra, Reagan ainda atuou em diversos filmes, mas nunca mais voltou a fazer o mesmo sucesso que fez em Kings Row.

Casou-se com Nancy Reagan em 4 de março de 1952 em Valley, secretamente.

Ronald e Nancy Reagan

Antes, já havia sido o terceiro marido da atriz Jane Wyman, entre 1940 e 1948.

Sua carreira política tem suas origens durante seu trabalho para a General Eletric.

Originalmente membro do Partido Democrata, Reagan mudou para o Partido Republicano em 1962, tendo na época 51 anos de idade, creditando tal mudança às posições cada vez mais esquerdizantes do Partido Democrata.

Após declarar o seu apoio à candidatura de Barry Goldwater à Presidência dos Estados Unidos em 1964, Reagan tornou-se um fenômeno no Partido Republicano, ganhando forte apoio entre os eleitores do partido e sendo persuadido a candidatar-se ao cargo de Governador da Califórnia.

Assumindo-se como membro da facção mais conservadora do Partido Republicano, Reagan conseguiu ser eleito Governador da Califórnia em 1966 e reeleito em 1970, vindo a desempenhar o cargo até 1974.

Nesse período, reprimiu manifestações estudantis contrárias à Guerra do Vietnã em universidades californianas.

Tentou depois, em 1968 e em 1976, ser o candidato do seu partido às eleições presidenciais, mas só em 1980 conseguiu a nomeação.

Derrotando o então presidente Jimmy Carter, tornou-se o quadragésimo Presidente dos Estados Unidos.

Cumpriu dois mandatos, de 1981 a 1989, tendo sempre como vice-presidente George Bush, que lhe viria a suceder no cargo.

Ronald Reagan, 40o. Presidente dos EUA

Como Presidente, Reagan implementou uma série de ousadas iniciativas econômicas e novas políticas.

Sua política de recuperação econômica através do estímulo à oferta incluiu medidas de desregulamentação e cortes de impostos, implementadas já no seu primeiro ano de mandato, em 1981.

Em seu primeiro mandato, Reagan sobreviveu a uma tentativa de assassinato.

Ordenou a invasão de Granada, derrubando o recém-instaurado regime pró-soviético, alegando a necessidade de proteger os cidadãos americanos residentes na ilha.

Reagan foi reeleito em 1984 em uma vitória massacrante, ganhando em todos os Estados americanos, exceto em Washington, DC e no estado natal de seu oponente (Walter Mondale).

O segundo mandato de Reagan foi marcado principalmente por suas políticas externas, especialmente o fim da Guerra Fria, os ataques aéreos à Líbia em resposta ao sequestro de aviões comerciais americanos e o auxílio americano à resistência afegã.

Reagan durante seu segundo mandato renunciou à estratégia de apaziguamento com a União Soviética, aumentando maciçamente os investimentos militares americanos.

Reagan descreveu publicamente a URSS como um "Império do Mal" e deu amplo apoio a movimentos anticomunistas e de resistência na América Latina, África, Ásia e Europa.

Reagan também negociou com Mikhail Gorbachev um acordo de não proliferação nuclear, resultando na diminuição do arsenal nuclear de ambos os países.

Em 1989, Reagan deixou a Presidência dos Estados Unidos obtendo os maiores índices de aprovação popular do século XX nos Estados Unidos.

Em 1994, anunciou em carta à nação que sofria do Mal de Alzheimer.

Morreu 10 anos depois, aos 93 anos de idade.

Dentre todos os Presidentes dos Estados Unidos, foi o segundo mais longevo (depois de Gerald Ford, 93 anos e 120 dias) e o que foi eleito com idade mais avançada (69 anos e 349 dias).

Nenhum comentário: