sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

JOGOS PAN-AMERICANOS

Após as Olimpíadas de 1932, inspirados pela realização dos Jogos Centro-Americanos e do Caribe, alguns membros latino-americanos do COI propuseram uma espécie de "competição regional" entre as Américas, com o intuito de desenvolver o esporte na região.

A ideia acabou por concretizar o I Congresso Esportivo Pan-americano, no ano de 1940, no qual ficara definido que os primeiros Jogos Pan-Americanos seriam realizados na capital argentina, dois anos mais tarde.

Em virtude do ataque japonês a Pearl Harbour (Havaí), em dezembro de 1941, e da entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, os mesmos não puderam ser disputados.

Encerrados os conflitos, após as Olimpíadas de 1948, um novo congresso confirmou Buenos Aires como a primeira sede dos Jogos Pan-Americanos, que se realizariam no ano de 1951.

Esta edição teve sua abertura há exatos 60 anos, em 25 de fevereiro de 1951 e contou com a participação de 2.513 atletas advindos de 21 países, que disputaram provas em dezoito esportes.

A Argentina, anfitriã, conquistou 47% das medalhas de ouro.


Quatro anos mais tarde foi criada a Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA), sediada na Cidade do México.

Formada por 42 países do continente, a ODEPA é responsável pela realização dos Jogos Pan-Americanos.

Desde a primeira edição, o número de atletas, países participantes e modalidades disputadas quase dobrou.

Os Jogos Pan-Americanos acontecem a cada quatro anos e, tradicionalmente, seguem um rodízio entre as três regiões do continente: América do Sul, Central e do Norte.

Nenhum comentário: