segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

LINUS PAULING

Linus Carl Pauling nasceu em Portland, Estados Unidos, há exatos 110 anos, em 28 de fevereiro de 1901.

Químico quântico e bioquímico, também é reconhecido como cristalógrafo, biólogo molecular e pesquisador médico.

Pauling é amplamente reconhecido como um dos principais químicos do século XX.

Foi pioneiro na aplicação da Mecânica Quântica em Química.

Em 1954 foi premiado com o Nobel de Química pelo seu trabalho relativo à natureza das ligações químicas.

Também efetuou importantes contribuições relativas à determinação da estrutura de proteínas e cristais, sendo considerado um dos fundadores da Biologia Molecular.

Durante as suas investigações esteve perto de descobrir a estrutura em hélice dupla do DNA, descoberta essa efetuada mais tarde por James Watson e Francis Crick, em 1953.

Linus Pauling é ainda referenciado como sendo um acadêmico versátil, devido à sua intervenção e perícia em campos diversos como a Química Inorgânica, Química Orgânica, Metalurgia, Imunologia, Anestesiologia, Psicologia e Radioatividade.

Pauling recebeu o Nobel da Paz de 1962, pela sua campanha contra os testes nucleares e é a única personalidade a ter recebido dois Prêmios Nobel não compartilhados.

Anos mais tarde advogou o uso em maiores proporções, em dietas, de vitamina C e outros nutrientes.

Generalizou as suas ideias nesta área com vista a definir Medicina Ortomolecular, que ainda é vista como método não ortodoxo pela Medicina convencional.

Pauling popularizou as suas ideias, análises, pesquisas e visões em várias publicações de sucesso, mas controversos, sobre a temática da vitamina C e Medicina Ortomolecular.

A contribuição de Linus Pauling para o desenvolvimento científico no século XX é de especial importância.

Pauling integrou uma lista com os vinte maiores cientistas de todos os tempos, segundo a revista britânica New Scientist.

Linus Pauling é, a par de Albert Einstein, a única personalidade do século XX a aparecer na dita lista.

Linus Pauling é considerado um dos maiores pensadores e visionários do milênio, juntamente com Galileu, Newton e Einstein.

Outro aspecto de relevo em Pauling é a diversidade de suas investigações.

Linus Pauling moveu-se em diversas áreas, fazendo contribuições importantes em Mecânica Quântica, Química Quântica, Química Inorgânica, Química Orgânica, Bioquímica, Biologia Molecular e Medicina, trazendo contribuições especialmente significativas nas fronteiras entre as ditas áreas.

As suas investigações sobre a natureza das ligações químicas marcaram o início da Química Quântica, e muitos conceitos inovadores, como a hibridização de orbitais atômicas e a eletronegatividade, fazem parte das bases da Química moderna, ainda que a teoria da hibridização fosse substituída pela teoria de orbitais moleculares de Robert Mulliken.

Ainda que a teoria de Pauling falhasse ao não descrever quantitativamente algumas das características moleculares, como a natureza paramagnética do oxigênio, ou a cor dos compostos organometálicos, a sua simplicidade fez com que perdurasse nos livros de química.

O trabalho de Pauling sobre a estrutura cristalina contribuiu para o avanço na predição e entendimento das estruturas dos minerais.

As suas descobertas sobre a alfa-hélice e a folha-beta estabeleceram a base para a compreensão e estudo da estrutura das proteínas.

Na sua época, Pauling era comumente chamado de pai da Biologia Molecular.

Desde a altura em que Pauling entendeu que a anemia falciforme era uma enfermidade com bases moleculares, abriram-se as portas para o exame das mutações genéticas a um nível molecular.

Ainda que grande parte da comunidade científica não comungasse com as conclusões de Pauling nas suas investigações médicas a respeito do consumo de vitaminas, a participação dele na polêmica levou o público a sensibilizar-se para a importância do consumo de vitaminas e minerais na prevenção de doenças.

A firme posição de Pauling nesta controvérsia ajudou também a redobrar os esforços que outros investigadores dedicaram a este campo, incluindo os que laboram no Instituto Linus Pauling, onde uma dezena de investigadores e acadêmicos exploram a importância dos micronutrientes na saúde humana.

Linus Pauling faleceu em 19 de agosto de 1994, na Califórnia, Estados Unidos, aos 93 anos.

Linus Pauling

Nenhum comentário: