quarta-feira, 20 de abril de 2011

ALEXANDRE DE SERPA PINTO

Alexandre Alberto da Rocha de Serpa Pinto, o Visconde de Serpa Pinto, nasceu há exatos 165 anos, em 20 de abril de 1846.

Militar, explorador e administrador colonial português, filho de José da Rocha Miranda de Figueiredo, médico, e de Carlota Cacilda de Serpa Pinto, ingressou no Colégio Militar com dez anos.

Serpa Pinto viajou pela primeira vez até à África oriental em 1869 numa expedição ao Rio Zambeze.

Integrava uma coluna cujo objetivo era enfrentar as milícias do Bonga, que já infligira às tropas portuguesas humilhantes derrotas.

Serpa Pinto integra a coluna como técnico, avaliando a rede hidrográfica e a topografia local, pelo que podemos inferir ou suspeitar dos intuitos não apenas bélicos, mas de interesse estratégico no reconhecimento e posterior controle da região.

Em 1877 explorou a costa oeste de Angola, integrando uma expedição que partiu de Benguela (Angola) e que contava com a participação de Roberto Ivens e Hermenegildo Capelo.

Após uma cisão no grupo expedicionário, Serpa Pinto assumiu, por sua conta e risco, a travessia solitária que contrariava o intuito inicial da expedição científica.

A sua jornada terminou em 1879 e atravessou as bacias dos rios CongoZambeze, chegando à Angola e partes da Zâmbia, Zimbábue e África do Sul.

A expedição de Serpa Pinto tinha como objetivo fazer o reconhecimento do território e efetuar o mapeamento do interior do continente africano, para preparar a entrada de Portugal na discussão pela ocupação dos territórios africanos que até então apenas utilizara como entrepostos comerciais ou destino de degredados.

A aventura de Serpa Pinto, travessia solitária e arriscada, moldou a imagem de um homem intrépido que concedeu ao militar uma aura de heroicidade quando Portugal atravessava uma grave crise política e moral.

Nesse sentido a sua figura foi explorada como o novo herói, das novas descobertas que já não passavam pelos mares, mas rasgar as selvas e savanas de África como forma de manutenção do prestígio internacional na arena diplomática europeia.

Foi nomeado cônsul-geral para o Zanzibar em 1885 e governador-geral de Cabo Verde em 1894.

Tanto o Rei D. Luís I, como o seu filho Carlos I de Portugal, nomearam-no seu Ajudante de Campo e o segundo concedeu-lhe o título de Visconde de Serpa Pinto em 1899.

Alexandre de Serpa Pinto faleceu em 28 de dezembro de 1900, aos 54 anos.

Alexandre de Serpa Pinto

Nenhum comentário: