segunda-feira, 25 de abril de 2011

BORGES DE MEDEIROS

Antônio Augusto Borges de Medeiros nasceu em Caçapava do Sul-RS, em 19 de novembro de 1863.

Advogado e político brasileiro, foi Presidente do Estado do Rio Grande do Sul por 25 anos, durante o período conhecido como República Velha.

Borges de Medeiros é representante da primeira geração republicana.

Em 1892, quando da organização do Superior Tribunal de Justiça do Estado, foi escolhido para Desembargador, cargo que renunciou pouco depois por considerá-lo incompatível com sua atividade política.

Em 1903, após a morte de Júlio de Castilhos, chamado "O Patriarca", assumiu a liderança do Partido Republicano Rio-grandense (PRR).

Foi Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, indicado por Júlio de Castilhos, e procurou dar continuidade ao projeto político do castilhismo, do qual foi um dos maiores representantes e fiel executor do positivismo.

Manteve-se no poder entre 1898 e 1928, e sua única interrupção como governante ocorreu no quinquênio 1909-1913, quando, impedido de se reeleger, fez seu sucessor, Carlos Barbosa Gonçalves.

Em 1923, um movimento revolucionário obriga a mudança da constituição de 1891, que permitia a reeleição dos Presidentes Estaduais.

Com o pacto de Pedras Altas, em 14 de dezembro de 1923, foi assegurada a pacificação política do Rio Grande do Sul.

Impedido de se reeleger, Borges de Medeiros abre caminho em 1928 para que Getúlio Vargas seja eleito Presidente do Rio Grande do Sul, mantendo assim a hegemonia política do PRR.

Borges de Medeiros também atuou no levante constitucionalista de 1932, quando apoiou os paulistas, no movimento legalista.

Antigo partidário de Getúlio, passou a discordar deste após a Revolução de 1930, principalmente devido à política de centralização do poder no governo federal, em detrimento dos governos estaduais, adotada por Vargas.

Opondo-se ao governo federal, Borges elegeu-se Deputado Federal à Assembléia Nacional Constituinte de 1933.

No ano seguinte, foi candidato à Presidência da República, em eleição indireta no Congresso Nacional.

Obteve 59 votos contra 174 obtidos por Getúlio Vargas.

Borges de Medeiros morreu há exatos 50 anos, em 25 de abril de 1961, contando com 97 anos.

Antônio Augusto Borges de Medeiros

Nenhum comentário: