quinta-feira, 21 de abril de 2011

PAPA DOC

François Duvalier, mais conhecido como Papa Doc, nasceu em Porto Príncipe, Haití, em 14 de abril de 1907.

Médico e ex-ditador do Haiti, foi eleito presidente daquele país em 1957, onde instaurou um governo baseado no terror promovido pelos "tontons macoutes" (bichos-papões, em português), que pertenciam à sua guarda pessoal.

Na década de 1960, Papa Doc exterminou suas oposições e desafetos e começou sua perseguição à Igreja Católica, que perdurou até sua morte.

Em 1964, quando reescreveu a constituição, decretou sua presidência vitalícia.

Antes de chegar à presidência, em 1957, era tido na política como um sujeito passivo e brando, a tal ponto que os que lhe apelidaram como Papa Doc o fizeram porque notaram o quanto ele era afetivo ao cuidar de pacientes camponeses (como um papai doutor).

Mas logo que assumiu o poder, para a surpresa de todos, se transformou num vingativo ditador e massacrou aqueles que poderiam tirá-lo de alguma forma de poder.

A oposição que sobrou era nitidamente controlada por Papa Doc.

Os editores dos principais jornais e donos de emissoras de rádio daquele país foram presos tão logo Doc assumiu o poder.

Em dois anos de governo, conseguiu castrar completamente qualquer foco de oposição ou resistência provenientes da polícia e do exército, criando seu próprio exército, a Guarda Draconiana.

Deu ordens para a produção regular de panfletos informativos, onde, dentre outras informações, designava-se Deus.

Criou também uma taxa obrigatória para a população para a construção da Duvalierville, a cidade de Duvalier, altamente ostentatória.

O dinheiro desta taxa foi irrisoriamente aplicado na construção daquela cidade, indo parar mesmo nos cofres de Duvalier.

Expulsou todos os Bispos e outros representantes católicos do País, colocando em seus lugares aliados de seu governo, o que acabou gerando conflitos com o Vaticano.

As grandes propriedades de terra foram expropriadas por Doc e grande parte serviu para a construção de academias de Tontons Macoutes.

Ao final de seu governo, o Haiti era a nação mais pobre das Américas, o índice de analfabetismo estava entre os primeiros e a saúde pública estava em estado caótico.

Papa Doc morreu em Porto Príncipe, há exatos 40 anos, em 21 de abril de 1971, aos 64 anos.

Foi substituído como Presidente do Haití por seu filho, Jean-Claude Duvalier, que recebeu a alcunha de Baby Doc e governou o país até 1986.

François Duvalier, o Papa Doc

Nenhum comentário: