sexta-feira, 29 de abril de 2011

HIROHITO

Hirohito, também conhecido como Imperador Showa, nasceu há exatos 110 anos, em  29 de abril de 1901.

Foi o 124º. Imperador do Japão, de acordo com a ordem tradicional de sucessão, reinando de 25 de dezembro de 1926 até sua morte, em 7 de janeiro de 1989.

Símbolo do novo estado japonês após a Segunda Guerra Mundial, seu reinado foi o mais longo de todos os imperadores japoneses, coincidindo com um período em que ocorreram grandes mudanças na sociedade japonesa.

Nascido no Palácio Aoyama, em Tóquio, o Príncipe Hirohito foi o primeiro filho do Príncipe Herdeiro Yoshihito (o futuro Imperador Taisho) e a Princesa Herdeira Sadako (a futura Imperatriz Teimei).

Após a morte de seu avô, o Imperador Meiji, em 30 de julho de 1912Hirohito foi nomeado herdeiro aparente do trono.

Ao mesmo tempo, ele foi formalmente alistado no Exército e Marinha, como Segundo Tenente, e foi ainda condecorado com o Grande Cordão da Ordem de Chrysanthemum.

Em 1914 ele foi promovido para o posto de Tenente do Exército e Sub-Tenente da Marinha, e em seguida Capitão e Tenente, respectivamente, em 1916.

Oficialmente proclamado Príncipe Herdeiro em 2 de novembro de 1916, Hirohito foi promovido ao cargo de Major no Exército e Marinha em 1920.

Em 1921 passou seis meses na Europa, em uma turnê, que incluiu visitas ao Reino Unido, França, Itália, Países Baixos e Bélgica, tornando-se o primeiro Príncipe japonês a viajar ao exterior.

Após sua volta ao Japão, ele tornou-se Regente do Japão em 29 de novembro de 1921, no lugar de seu pai, que estava incapacitado.

Durante a regência do Príncipe Hirohito, um número de eventos importantes aconteceram: O Tratado das Quatro Potências, assinado em 13 de dezembro de 1921, com Japão, Estados Unidos, Grã-Bretanha e França; o Tratado Naval de Washington assinado em 6 de fevereiro de 1922; o Japão retirou suas tropas da Intervenção Siberiana, em 28 de agosto de 1922; o Grande sismo de Kanto devastou Tóquio em 1 de setembro de 1923.

Em 1923, Hirohito foi promovido ao posto de Tenente-Coronel do Exército e Marinha e Coronel em 1925.

O Príncipe Hirohito casou-se com sua prima distante Princesa Nagako Kuni (a futura Imperatriz Kojun), em 26 de janeiro de 1924.

O casal teve dois filhos e cinco filhas.

O Príncipe Hirohito e a Princesa Nagako
no dia de seu casamento, em 1924.

Em 25 de dezembro de 1926, Hirohito assumiu o trono, após a morte de seu pai, o Imperador Taisho.

A primeira parte do reinado do Imperador Hirohito foi abalada por crises financeiras e o aumento do poder militar dentro do governo, através de meios legais e extra-legais.

O jovem Imperador Hirohito.

Hirohito quase foi assassinado por uma granada lançada por um ativista pela independência da Coreia do Norte, Lee Bong-Chang, em Tóquio, em 9 de janeiro de 1932.

Outro caso notável foi o assassinato do primeiro-ministro Inukai Tsuyoshi em 1932.

Este foi seguido por uma tentativa de golpe militar em fevereiro de 1936, montado por jovens oficiais do Exército, que ganhou a simpatia do Príncipe Yasuhito, irmão do Imperador.

Antes da Segunda Guerra Mundial, o Japão invadiu a Manchúria em 1931 e a China em 1937.

A Família Real Japonesa em 1941.

Participando do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial, inicialmente Hirohito ratificou com a Alemanha Nazista um pacto anticomunista, e depois foi realizada uma visita de oficiais japoneses ao novo aliado.

Durante a Segunda Guerra, os japoneses atacam a base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí, em 1941, o que faz os Estados Unidos entrarem no conflito.

Hirohito apoiou a guerra num grau mais alto ou mais baixo (os historiadores divergem nesse ponto).

Ao fim do conflito, o Japão, na realidade, já havia perdido a guerra antes dos ataques com bombas atômicas em agosto de 1945, porém se recusava a aceitar a rendição.

Os Aliados, então, fizeram os bombardeios com bombas atômicas, primeiro a Hiroshima (mesmo assim o Japão insitia em não aceitar a rendição) e três dias depois a Nagasaki.

Japão então se rende e Hirohito anuncia o fato em cadeia nacional de rádio.

Neste discurso radiofônico, ao povo japonês, em nenhum momento ele usa a palavra "rendição", optando pela expressão "cessar fogo".

Por imposição dos Aliados, que permanecem no Japão até 1950, toma medidas democratizantes, entre elas a negação do caráter divino de seu cargo, que se transforma em monarquia constitucional.

Economicamente destruída pela Guerra, a nação se transforma em potência industrial no período seguinte.

Símbolo da continuidade e da coesão do povo japonês no pós-Guerra, levou a economia do Japão a ocupar o posto entre as dez maiores do mundo.

Sua regência ficou conhecida como a era da "Brilhante Harmonia".

O Imperador Hirohito durante os anos 80.

No dia 22 de setembro de 1987, o Imperador Hirohito foi submetido a uma cirurgia no pâncreas, após ter problemas digestivos por vários meses.

Os médicos descobriram que ele tinha um câncer.

Cerca de um ano depois, em 19 de setembro de 1988, ele entrou em colapso em seu palácio e sua saúde piorou nos meses seguintes, enquanto ele sofria de hemorragia interna contínua.

Faleceu em 7 de janeiro de 1989, aos 87 anos.

O Imperador Hirohito foi sucedido por seu filho mais velho, Akihito.

No dia 24 de fevereiro foi realizado o funeral do Imperador.

Um grande número de Chefes de Estado estavam presente à cerimônia, incluíndo o Presidente dos Estados Unidos, George Bush, e o Presidente da França, François Mitterrand.

O Imperador Hirohito foi sepultado ao lado de seu pai, Imperador Taisho.

Nenhum comentário: