quarta-feira, 6 de abril de 2011

CACILDA BECKER

Cacilda Becker conis nasceu em Pirassununga, São Paulo, há exatos 90 anos, em 6 de abril de 1921.

Filha do imigrante italiano Edmondo Yáconis e de Alzira Becker, Cacilda tinha apenas nove anos quando seus pais romperam o casamento e sua mãe viu-se obrigada a criar três filhas sozinha, uma delas a também atriz Cleyde Yáconis.

Por este motivo, fixaram-se na cidade de Santos, onde Cacilda ainda jovem frequentou os círculos boêmios e mais vanguardistas, já que por ser filha de pais pobres e separados não podia estabelecer amizade com pessoas da alta sociedade.

Cacilda Becker começou no teatro paulista como atriz amadora e se profissionalizou em 1948.

Em 30 anos de carreira, Cacilda encenou 68 peças no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Fez dois filmes ("Luz dos seus olhos", em 1947 e "Floradas na serra", em 1954) e uma telenovela ("Ciúmes", em 1966), na TV Tupi, além de outras participações em teleteatros na televisão.

Durante a apresentação do espetáculo "Esperando Godot", que encenava com o marido Walmor Chagas, na capital paulista, em 6 de maio de 1969, Cacilda sofreu um derrame cerebral e foi levada para o hospital, ainda com as roupas de seu personagem.

Morreu após 38 dias de coma e foi enterrada no Cemitério do Araçá, com a presença de uma multidão de admiradores.

Cacilda Becker já foi retratada como personagem no cinema e na televisão, interpretado por Camila Morgado na minissérie "Um só coração" (2004) e Ada Chaseliov no filme "Brasília 18%" (2006).

Cacilda Becker também foi homenageada na peça "Cacilda!", escrita por José Celso Martinez Corrêa.

Cacilda Becker foi interpretada por Bete Coelho e posteriormente por Leona Cavalli.

Em 2009 volta a ser homenageada pela Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona na peça "Cacilda!!", interpretada por Anna Guilhermina.

Cacilda Becker

Nenhum comentário: