sexta-feira, 8 de abril de 2011

BASÍLIO DA GAMA

José Basílio da Gama nasceu em São José do Rio das Mortes, depois São José d'El Rei, hoje cidade de Tiradentes, Minas Gerais, há exatos 270 anos, em 8 de abril de 1741.

Poeta, estudou no Colégio dos Jesuítas, no Rio de Janeiro.

Quando, em 1759, Gomes Freire de Andrade, 1º. Conde de Bobadela, ordenou fechar o colégio, Basílio da Gama manteve-se fiel à sua vocação jesuítica e seguiu para Roma, à procura do apoio da Igreja para a sua fé.

Entre os anos de 1760 e 1766, foi admitido, graças ao poeta Michel Giuseppe Morei, na Arcádia Romana, com o pseudônimo de "Termindo Sipilio".

O fato de um poeta da colônia ter sido admitido em uma agremiação tão importante quanto a Arcádia Romana pressupõe que ele teria sido recomendado pelo clero jesuítico português.

Em 1768 volta ao Brasil, retornando em seguida à Europa, para Coimbra.

Nesta ocasião foi detido em Lisboa, acusado de simpatia para com os jesuítas.

Em troca da liberdade, prometeu às autoridades ir viver em Angola.

Logo em seguida, buscando evitar o degredo, capitulou diante do poder exercido pelo futuro Marquês de Pombal, responsável direto pela perseguição aos jesuítas.

Basílio escreveu então um epitalâmio, dedicado à filha do Marquês, exaltando-o, vindo a cair, em 1769, nas graças deste.

No mesmo ano foi publicado poema épico "O Uraguay", dedicado a Francisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão de Pombal, onde se percebe o intuito de agradar o homem forte de Portugal daquele tempo.

Folha de rosto de "O Uraguay".

Além dos guerreiros portugueses, os Guaranis são tratados de maneira positiva pelo autor, cabendo unicamente aos jesuítas o papel de vilões, por serem contrários à política pombalina, retratados como interessados em ludibriar os indígenas.

Por essa época estreita-se a sua ligação com Pombal, de forma que se torna oficial administrativo e secretário deste.

Com a queda política de seu protetor, Basílio passou a sofrer perseguições políticas, sendo obrigado a se deslocar da Corte para a Colônia do Brasil e vice-versa, como forma de se livrar de arbitrariedades cometidas contra si.

Faleceu em Lisboa, em 31 de julho de 1795, tendo sido sepultado na Igreja da Boa Hora.

Basílio da Gama é o patrono da Cadeira no. 4 da Academia Brasileira de Letras, por escolha do fundador Aluísio Azevedo.

Basílio da Gama

Nenhum comentário: