sexta-feira, 15 de abril de 2011

HUGH HAMMOND BENNETT

Hugh Hammond Bennett nasceu há exatos 130 anos, em 15 de abril de 1881, em WadesboroCarolina do Norte.

Pioneiro no campo da conservação do solo nos Estados Unidos, fundou e dirigiu o Soil Conservation Service, uma agência federal hoje nomeada como Natural Resources Conservation Service.

Formado na Universidade da Carolina do Norte em 1903, imediatamente após sua formatura tornou-se um estudioso de solo, realizando pesquisas tanto nos Estados Unidos como outros países, convencendo-se que a erosão do solo era um problema grave enfentado pelo planeta.

Por volta de 1920 Bennett passou a escrever sobre a erosão do solo para revistas populares e jornais científicos, com trabalhos publicados em publicações como "Country Gentleman" e "Scientific Monthly".

Em 1928 escreveu aquela que foi considerada sua obra mais influente, "Erosão: A ameaça nacional", chamando a atenção de representantes políticos americanos e obtendo financiamento para estudos de erosão do solo nos Estados Unidos.

Bennett também foi fundamental na formação da "Soil Conservation Society of America", permanecendo à frente da organização até sua aposentadoria em 1951

Os esforços de Bennett mudaram a mentalidade dos fazendeiros americanos para a conservação do solo e, como diretor do "Soil Conservation Service", ajudou a disseminar novas formas de cultivo que protegiam o solo e preservava a fertilidade.

Hammond Bennett recebeu muitos prêmios e honrarias por seu trabalho, inclusive servindo como Presidente da Associação de Geógrafos Americanos, em 1943, recebendo o Prêmio Frances K. Hutchinson, do "Garden Club of American" em 1944 e a Medalha Cullum Geographical pela "American Geographical Society", em 1948.

Bennett foi membro da Sociedade Americana de Agronomia, da Sociedade Geográfica Americana, da Associação Americana para o Avanço da Ciência e da Sociedade para Conservação do Solo na América.

Em sua homenagem, hoje, 15 de abril, comemora-se no Brasil o "Dia Nacional da Conservação do Solo", instituído pela Lei Federal no. 7.876 de 13 de novembro de 1989.

Hugh Hammond Bennett faleceu em 7 de julho de 1960, aos 79 anos.

Hugh Hammond Bennett


Nenhum comentário: