domingo, 5 de junho de 2011

COMEÇA HOJE A COPA DO MUNDO 2014!

No dia 13 de junho de 2014 todas as atenções do mundo estarão voltadas para a abertura da Copa do Mundo no Brasil, embora tal evento ainda não tenha uma localidade definida.

Ainda assim, a corrida por esse sonho começa muito antes, passando por (quase) todas as partes do planeta.

Hoje a CONCACAF dá um pontapé inicial nessa disputa, com o início de sua fase preliminar.

Os dez últimos colocados da confederação no ranking da FIFA disputam partidas eliminatórias em confrontos de ida e volta, com os vencedores avançando ao estágio seguinte.

Vale lembrar que a CONCACAF conta com três vagas diretas para o torneio, além de garantir uma vaga ao quarto colocado da fase final na repescagem para a Copa.

De olho na competição desde os primeiros instantes, o Palavra Acesa preparou uma análise especial para deixar seus leitores ligados no duelo que marca a abertura oficial das eliminatórias para o Mundial de 2014.

As seleções de Aruba e Santa Lúcia protagonizarão um duelo ainda inédito durante a fase preliminar dessas eliminatórias.

Durante muitos anos, o território arubano não foi reconhecido pela FIFA por ainda fazer parte das Antilhas Holandesas.

Devido a essa realidade, o país (que se separou em 1986, tornando-se uma dependência autônoma da Holanda) só passou a disputar o qualificatório para a Copa do Mundo a partir de 1998 e desde então nunca obteve grande destaque internacional.

Sem nunca ter se classificado para uma Copa Ouro, o time acabou desistindo de disputar a Copa do Caribe em 2010, aumentando assim seu período de inatividade.

Após a saída do treinador argentino Marcelo Muñoz, os dirigente locais recorreram a Epi Albertus, que terá de se virar para escalar o time em meio a escassez de opções.

Entre os nomes mais respeitados, figuram o capitão Theric Ruiz e o experiente artilheiro Maurice Escalona.

Apesar da ligação com os Países Baixos, poucos atletas recentemente convocados jogam por aqueles lados.

Entre eles estão o goleiro Mark Kosten, o defensor Reinhard Breinburg, além dos meias Clayon Maduro e Ronny Nouwen.

Já o lateral Jesus Paesch milita atualmente na liga universitária norte-americana.

Pelos lados de Santa Lúcia, o treinador Terrence Caroo conhece bem as limitações de seu plantel.

Apostando em um trabalho de longo prazo, ele começou a colher os frutos da perseverança durante as eliminatórias para o último mundial, quando eliminou as Ilhas Turks e Caicos, avançando para a segunda fase.

Lá, porém, o time cruzou com a Guatemala, que, relativamente mais experiente, soube se impor sem grandes dificuldades.

Durante o classificatório para a Copa do Caribe no ano passado, os santa-lucenses também endureceram contra Guiana e Suriname, caindo por apenas um gol de diferença em ambos os duelos.

Na última rodada, o time tinha tudo para conquistar uma vitória contra as Antilhas Holandesas, mas um tento dos rivais no penúltimo minuto de jogo acabou selando um empate bastante amargo.

A base da seleção, que permanece no estaleiro desde então, deve ser praticamente a mesma, com Kurt Fredrick e o capitão Fabian Joseph tomando conta da defesa, o volante Vernus Abbott na contenção, além do meia Zacchaeus Polius se sacrificando entre a armação e o ataque.

O duelo pode até ser equilibrado, mas o longo período de inatividade de Aruba deve acabar pesando na definição da vaga.

Se repetir as recentes atuações, Santa Lúcia dificilmente ficará de fora, dando continuidade a sua recente evolução.

O jogo de volta ocorre na próxima quinta-feira, 9 de junho.

Nenhum comentário: