terça-feira, 14 de junho de 2011

COULOMB

Charles Augustin de Coulomb nasceu em Angoulême, na França, há exatos 275 anos, em 14 de junho de 1736.

Físico, tornou-se famoso por dar seu nome à unidade de carga elétrica, o coulomb.

Engenheiro de formação, Coulomb publicou sete tratados sobre a eletricidade e o magnetismo, além de outros sobre os fenômenos de torção e o atrito entre sólidos.

Experimentador genial e rigoroso, realizou uma experiência histórica com uma balança de torção para determinar a força exercida entre duas cargas elétricas (Lei de Coulomb).

Coulomb nasceu em uma família abastada.

Após receber a educação básica em sua cidade natal, a família de Coulomb mudou-se para Paris.

Coulomb continuou seus estudos no Colégio Mazarin, recebendo o melhor ensino em matemática, astronomia, química e botânica.

Durante este período, seu pai perdeu todo o seu dinheiro devido a maus investimentos financeiros e decidiu ir para Montpellier, sendo que sua mãe permaneceu em Paris.

Entretanto, devido a desentendimentos entre Coulomb e sua mãe a respeito de sua carreira, cujos interesses incluíam a matemática e a astronomia, Coulomb optou por partir para Montpellier com seu pai.

Lá, entrou para a Sociedade de Ciências em 1757.

Desejava entrar na “École Génie” em Mézières e, para isso, precisava se preparar muito para os exames.

Dessa forma, retornou a Paris em 1758 e foi preparado por Camus, examinador para os cursos de Artilharia.

Em fevereiro de 1760, Coulomb entrou na “École Génie” onde viria a se formar engenheiro militar em novembro de 1761.

Passou oito anos (entre 1764 e 1772) nas “Índias Ocidentais”, atual América, supervisionando os trabalhos de construção do “Fort Bourbon”, em Martinica (província francesa próxima à Venezuela), onde teve a oportunidade de realizar inúmeros experimentos sobre mecânica de estruturas, atrito em máquinas e elasticidade de materiais.

Todavia, o extenso período na província abalou muito a sua saúde o que fez com que, em 1772, regressasse a Paris, onde passou a dedicar-se somente à experimentação científica e a escrever importantes trabalhos a respeito da mecânica aplicada.

Seu primeiro trabalho, “Sur une application des règles, de maximis et minimis à quelque problèmes de statique, relatifs à l’architecture”, contribuiu muito para a utilização de cálculos precisos na área de engenharia.

Em um de seus trabalhos mais famosos, Coulomb trata do equilíbrio de torção.

Neste, ele mostra como a torção poder viabilizar medidas de forças muito pequenas com grande precisão e descreve um método que utiliza fibras de diversos materiais, que foi um aperfeiçoamento da balança de torção, utilizada por Cavendish para medir a atração gravitacional.

Em 1779, Coulomb foi enviado a Rochefort para colaborar com o Marquês de Montalembert na construção de uma fortaleza.

O marquês, assim como Coulomb, possuía grande reputação entre os engenheiros militares.

Durante esse período, Coulomb aproveitou para continuar seus estudos e conquistou o grande prêmio na Academia de Ciências em 1781 (já havia conquistado outro em 1777 graças a um trabalho sobre o magnetismo terrestre) devido à sua teoria do atrito nas máquinas simples.

Nesse trabalho, Coulomb investigou o atrito estático e dinâmico entre superfícies e desenvolveu uma série de equações estabelecendo a relação entre a força de atrito e variáveis como o força normal, tempo e velocidade.

Além do prêmio, Coulomb assumiu um posto permanente na Academia de Ciências, não assumindo mais nenhum projeto de engenharia (área onde passou a ser apenas consultor) dedicando-se exclusivamente à física.

Utilizando a metodologia de medir forças através da torção, Coulomb estabeleceu a relação entre força elétrica, quantidade de carga e distância, enfatizando a semelhança desta com a teoria de Isaac Newton para a gravitação, que estabelece a relação entre a força gravitacional e a quantidade de massa e distância.

Além disso, estudou as cargas elétricas pontuais e a distribuição de cargas em superfícies de corpos carregados.

Em 1789 teve início a Revolução Francesa, ocasionando muitas modificações nas instituições às quais Coulomb estava ligado.

A Academia de Ciências foi dissolvida, dando origem ao “Instituto da França”.

Coulomb também se aposentou do Exército, passando a realizar suas pesquisas em uma casa que possuía perto de Blois.

Em 1802 assumiu o posto de inspetor geral de Instrução Pública, cargo que ocupou até o final da sua vida.

Coulomb morreu em Paris, em 23 de agosto de 1806, aos 70 anos.

Charles Augustin de Coulomb

Nenhum comentário: