terça-feira, 12 de julho de 2011

FEDERICO ERRÁZURIZ ECHAURREN

Federico Errázuriz Echaurren nasceu em Santiago do Chile, em 16 de novembro de 1850.

Filho do futuro presidente do Chile, Federico Errázuriz Zañartu e de Eulogia Echaurren, Federico Eucharren realizou seus estudos no Colegio San Ignacio, de padres jesuítas.

Advogado, começou sua vida pública em 1876, elegendo-se deputado.

Opositor do governo do Presidente Domingo Santamaría González, trabalhou na gestão seguinte com o Presidente José Manuel Balmaceda, tornando-se Ministro de Guerra e da Marinha em 1890.

Pouco tempo depois, seguindo as crescentes tensões entre o Congresso e o Presidente, alinhou-se com o Parlamento.

Após a Guerra Civil em 1891, trabalhou em vários ministérios do Governo de Jorge Montt Alvarez.

Valendo-se de sua habilidade política, Federico Errázuriz Zañartu derrotou Vicente Reyes Palazuelos nas eleições plenárias, tomando posse no cargo de Presidente do Chile em 18 de setembro de 1896.

Figura central de um governo conturbado, os partidos políticos deixaram de guiar-se por ideias, passando a ser movidos por pessoas.

Os aliados de Federico passaram a ocupar ministérios vislumbrando oportunidade de ganhar posições dentro da administração, de forma a favorecê-los.

Um novo ministério foi montado por Federico, mas novas questões administrativas eram levantadas e debatidas de forma desorganizada.

O que se viu foi um desfile de gabinetes ministeriais até a aproximação das eleições presidenciais e parlamentares seguintes e a deterioração da saúde do Presidente Federico.

Esta rotatividade ministerial levou o governo a não atender as necessidades do país e se envolver em questões políticas banais.

Ainda assim, Federico conseguiu realizar algumas obras como o Instituto Comercial, a ampliação do sistema elétrico, o sistema de esgotamento sanitário de Santiago e a criação do Conselho Superior de Higiene Pública.

Federico também manteve a paz com a República Argentina, estabelecendo as bases dos pactos para solução de litígios territoriais na região do Estreito de Magalhães.

Federico Errázuriz Echaurren faleceu no exercício do mandato presidencial chileno, há exatos 110 anos, em 12 de julho de 1901.

Foi sucedido pelo seu vice-presidente, o advogado Aníbal Zañartu, que completou o seu mandato, até 18 de setembro de 1901.

Federico Errázuriz Echaurren

Nenhum comentário: