quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ABRAHAM LINCOLN

Abraham Lincoln nasceu em Hodgenville, Estados Unidos, a 12 de fevereiro de 1809. Foi o 16° Presidente dos Estados Unidos desde 4 de março de 1861 até seu assassinato em 14 de abril de 1865. Liderou o país de forma bem-sucedida durante sua maior crise interna, a Guerra de Secessão, preservando a União e abolindo a escravidão.

Antes de sua eleição presidencial, em 2 de dezembro de 1860, há exatos 150 anos, Lincoln atuou como advogado de condado, legislador pelo estado de Illinois, membro da Câmara dos Representantes e duas vezes candidato derrotado ao Senado dos Estados Unidos.

Oponente declarado à expansão da escravidão nos Estados Unidos, Abraham Lincoln teve grande parte do mandato dedicado ao combate aos separatistas dos Estados Confederados da América durante a Guerra da Secessão.

Ele introduziu medidas que levaram à abolição da escravidão, promulgando a Proclamação de Emancipação em 1863 e promovendo a aprovação da décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos.

Sob sua liderança, a União obteve controle dos estados escravocratas de fronteira, ao mesmo tempo em que ele conseguiu se reeleger na eleição presidencial de 1864.

Lincoln conseguiu conquistar a opinião pública através de sua retórica e discursos. Nas etapas finais da Guerra da Secessão, Lincoln procurou reunir seu país de forma mais rápida através de uma política generosa de reconciliação.

Apesar dos insucessos iniciais e da consequente impopularidade, Lincoln jamais se deixou abater. Para ele, os Estados Unidos representavam uma experiência da capacidade de um povo para se governar a si mesmo.

Seis dias após a rendição em larga escala das Forças Confederadas, Lincoln se tornou o primeiro Presidente dos Estados Unidos a ser assassinado. O autor do crime, John Wilkes Booth, era espião do Confederado de Maryland, e formulara originalmente um plano de sequestrar Lincoln em troca da libertação de prisioneiros Confederados.

Após presenciar um discurso no qual Lincoln prometia direito de voto aos negros, um enfurecido Booth mudou de idéia, determinado agora a assassinar o presidente. Em 14 de abril de 1865, Lincoln deixou a Casa Branca para assistir à encenação de uma peça no Teatro Ford, acompanhado em seu camarote pelo major Henry Rathbone e sua noiva Clara Harris.

Enquanto um segurança solitário vigiava as cercanias e Lincoln permanecia em seu camarote, Booth aguardou um momento particularmente engraçado durante a peça, esperando que os risos da platéia abafassem o barulho do tiro. No exato momento, Booth entrou no camarote e disparou à queima-roupa contra a cabeça do Presidente.

Foto oficial de Abraham Lincoln

Nenhum comentário: