domingo, 26 de dezembro de 2010

O PRIMEIRO CAMPEÃO

Amphilóquio Guarisi Marques foi um jogador de futebol, mais conhecido como Filó, nascido em São Paulo, há exatos 105 anos, em 26 de dezembro de 1905.

Começou a carreira de jogador na Associação Portuguesa de Desportos, equipe da qual seu pai, Manuel Augusto Marques, foi o segundo presidente.

Em 1925, transferiu-se para o Clube Atlético Paulistano, na época o melhor time da cidade de São Paulo.

Sendo companheiro de equipe do lendário Arthur Friedenreich, naquele mesmo ano Filó marcaria um dos gols da histórica vitória do Paulistano em um amistoso contra a Seleção da França, partida que terminou 7 a 2.

Equipe do Paulistano em excursão à Europa em 1925. Filó é o primeiro jogador posicionado em pé à esquerda na foto

Pelo Paulistano, Filó conquistaria três campeonatos paulistas, em 1926 (quando foi o artilheiro do torneio com 16 gols), 1927 e 1929, pela LAF (Liga dos Amadores de Futebol). Também em 1929 ele conquistaria outro título paulista, agora da APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos), pelo Corinthians.

Ainda em 1925, no final do ano, Filó faria seus quatro jogos oficiais pela Seleção Brasileira, na disputa do Campeonato Sul-Americano de Futebol daquele ano, na Argentina.

A primeira partida foi contra o Paraguai, vencendo por 5 a 2 num jogo em que ele marcou seus dois gols pela Seleção. Enfrentaria o Paraguai novamente, com o Brasil vencendo por 3 a 1. Os outros dois jogos foram ambos contra a Seleção da Argentina, um empate em 2 a 2 e uma derrota por 4 a 1.

Filó também jogaria pelo Brasil em duas partidas não-oficiais, um empate em 1 a 1 contra o Corinthians e outro em 2 a 2 contra o Newell's Old Boys, da Argentina.

Estava cotado para integrar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1930, no Uruguai. Entretanto, um sério desentendimento entre as ligas carioca e paulista fez com que apenas jogadores do Rio de Janeiro fossem à Copa do Mundo.

Filó, Friedenreich, Feitiço e outros craques paulistas da época acabaram ficando de fora. O único de São Paulo a ir para a Copa foi Araken Patusca, que estava em litígio com seu clube, o Santos.

Equipe do Corinthians em 1930. Filó é o primeiro jogador agachado do lado esquerdo.

Em 1931, Filó foi para a Itália jogar pela Società Sportiva Lazio, adaptando seu nome para Anfilogino Guarisi.

O clube romano trouxera também seus colegas de Corinthians, De Maria, Del Debbio, Rato e Amílcar; do rival Palestra Itália, trouxe Pepe, Duílio Salatin e Enzio Serafini; do Palestra de Minas, a família Fantoni: Ninão, Nininho e Niginho, que na equipe romana ficaram conhecidos respectivamente como Fantoni I, Fantoni II e Fantoni III. E ainda André Tedesco (do Santos) e Benedito (do Botafogo). O elenco acabou ficando conhecido como "Brasilazio".

Equipe da Lazio na temporada 1931-1932 que ficou conhecida como "Brasilazio". Filó é o terceiro jogador da esquerda para a direita

Sendo considerado cidadão italiano por ser filho de uma italiana, pôde jogar pela Squadra Azzurra e por ela participou da Copa do Mundo de 1934, onde a Itália, que era a anfitriã, conquistou seu primeiro título mundial. Guarisi (como ele ficou conhecido na Itália), participou da partida de estreia da Seleção da Itália, na vitória por 7 a 1 contra os Estados Unidos.

Foi portanto o primeiro cidadão brasileiro a ser campeão mundial de futebol.

Seleção da Itália na estreia da Copa do Mundo de 1934. Filó é o segundo homem agachado da esquerda para a direita.

Atuou ao todo em seis partidas pela Seleção Italiana. Seu único gol pela Itália foi marcando contra a Grécia, na estreia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1934. Este foi o primeiro gol da Seleção da Itália em uma disputa de eliminatória de Copa do Mundo.

Guarisi atuou naquela partida ao lado do outro brasileiro Fantoni II, o Nininho, mas este acabou não convocado para o Mundial.

Após atuar em 185 partidas oficiais e marcar 63 gols pela Lazio em cinco anos, Filó voltou ao Corinthians em 1937, a tempo de vencer o Campeonato Paulista daquele ano e também nos dois anos seguintes.

Em 1940, seu último ano como jogador, conquistou seu quarto título paulista seguido, agora jogando pelo arqui-rival Palestra Itália, atual Palmeiras, um dos times da colônia italiana de São Paulo, momento em que encerrou sua carreira, totalizando em seu currículo a conquista de oito Campeonatos Paulistas de Futebol.

Filó morreu em 8 de junho de 1974, aos 68 anos, na cidade de São Paulo.

Nenhum comentário: