quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

JOHN LENNON

John Lennon nasceu em Liverpool, a 9 de outubro de 1940, único filho de Alfred Lennon e Julia Lennon. Foi músico, compositor, escritor e ativista em favor da paz.

John estudou na Quarry Bank Grammar School em Liverpool, entre 1952 e 1957, onde ficou conhecido pelos seus desenhos e pelas suas mímicas.

Nessa escola, em 1956, ele fundou uma banda de rock chamada "The Quarrymen", formada por Pete Shotton, Eric Griffths (violão), Bill Smith (baixo improvisado), Rod Davis (banjo), além do próprio John Lennon (guitarra).

Ainda em 1956, Paul McCartney foi apresentado a John Lennon, após Paul ver "The Quarrymen" tocar em uma festa. Paul demonstrou suas habilidades como músico a John e foi convidado a entrar para a banda. Em 1957, Paul McCartney mostrou a John sua primeira composição, "I've Lost My Little Girl".

Em 1958, Rod Davis saiu do grupo e George Harrison ocupa seu lugar. Posteriormente, Stuart Sutcliffe também entra para a banda como baixista.

Ainda em 1958 eles gravaram em um disco de 78 rpm as canções "That'll Be the Day"(composição de Buddy Holly) e "In Spite of All the Danger" (composição de McCartney e Harrison).

Em 1960, a banda trocou de nome 5 vezes. Sutcliffe sugeriu o nome The Beatles (os besouros) em homenagem a banda The Crickets (os grilos), de Buddy Holly. Após uma turnê com Johnny Gentle na Escócia, eles mudaram definitivamente o nome para The Beatles.

John era um destaque na banda. Na época os Beatles passaram a ser formados por John Lennon (guitarra), Paul McCartney (guitarra), George Harrison (guitarra), Stuart Sutcliffe (baixo) e Pete Best (bateria).

Em 1961, os Beatles fizeram uma série de apresentações no Cavern Club de Liverpool. Gravaram em Hamburgo, na Alemanha, um disco acompanhando Tony Sheridan na canção "My Bonnie". Stuart acabou abandonando a banda para se casar com a alemã Astrid Kirchherr e não voltou mais a Liverpool.

Em 9 de maio de 1962 assinaram um contrato de gravação com a Parlophone Records. George Martin, o produtor musical dos Beatles, sugeriu que eles trocassem de baterista, o que foi feito com a entrada de Ringo Starr, também de Liverpool.

Finalizava-se então a formação dos Beatles com John Lennon (guitarra), Paul McCartney (baixo), George Harrison (guitarra) e Ringo Starr (bateria). Paul McCartney passou a tocar baixo após a saída de Stuart Sutcliffe.

Em 5 de outubro de 1962, os Beatles lançaram seu primeiro compacto com a canção "Love me do". E no dia 11 de fevereiro de 1963, em apenas um dia, gravaram seu primeiro álbum, "Please Please Me". Não demorou muito para os Beatles se tornarem um grande sucesso na Inglaterra.

Na primeira fase do grupo, John era responsável pela maioria das composições dos Beatles, mesmo elas sendo assinadas como dupla Lennon/McCartney. Era evidente sua liderança e maior produtividade musical na banda.

Devido à morte do empresário dos Beatles, Brian Epstein, em 1967, Paul começou a tomar o controle sobre a banda. O fracasso financeiro da Apple Corps, empresa criada pela banda, a presença constante de Yoko Ono nos estúdios de gravação e a procura conflituosa de um novo empresário, fizeram com que principalmente John e Paul tomassem lados opostos.

John Lennon foi casado com Cynthia Powell, e com ela teve um filho, Julian. Em 1966, conheceu a artista plástica japonesa Yoko Ono. Em 1968, Lennon e Yoko produziram um álbum experimental que causou controvérsia por apresentar o casal nu, de frente e de costas, na capa e contracapa. A partir deste momento, John e Yoko iniciariam uma parceria artística e amorosa.

Cynthia Powell pediu o divórcio no mesmo ano, alegando adultério. Em 1969, John e Yoko se casaram numa cerimônia privada no rochedo de Gibraltar. Usaram a repercussão de seu casamento para divulgar um evento pela paz, chamado de "Bed in", ou "John e Yoko na cama pela paz", como um resultado prático de sua lua-de-mel, realizada no Hotel Hilton, em Amsterdã.

Entretanto, durante as gravações, o clima entre os Beatles estava cada vez mais tenso. Em 10 de abril de 1970, Paul McCartney anunciou oficialmente o fim dos Beatles.
Logo após a separação, John deu uma entrevista à Revista Rolling Stone, onde ele mostrou ressentimentos relacionados a Paul McCartney e aos Beatles. Segundo ele, os Beatles tratavam com hostilidade Yoko Ono e quando Paul tomou o controle da banda, eles começaram a rodar em círculo.

Ainda no mesmo período, Lennon devolveu sua medalha de Membro do Império Britânico à Rainha Elizabeth, como uma forma de protesto contra o apoio da Grã-Bretanha à guerra do Vietnã, o envolvimento da Inglaterra no conflito de Biafra e "o fraco desenvolvimento de Cold Turkey nas paradas de sucesso".

Antes disso, John Lennon havia lançado outros dois álbuns experimentais, "Life with lions" e "Wedding album". Também lançara o compacto "Cold Turkey" e o disco ao vivo "Live peace in Toronto", creditados à banda "Plastic Ono Band", com a participação de Eric Clapton.

Pouco tempo depois, sai o primeiro disco solo de Lennon, após o fim dos Beatles: John Lennon/Plastic Ono Band, que contou com a participação de Ringo Starr, Yoko Ono e Klaus Voormann.

Durante a década de 70, John e Yoko envolveram-se em vários eventos políticos, como promoção à paz, pelos direitos das mulheres e trabalhadores e também exigindo o fim da Guerra do Vietnã.

Seu envolvimento com líderes da extrema-esquerda norte-americana, como Jerry Rubin, Abbie Hoffman e John Sinclair, além de seu apoio formal ao Partido dos Panteras Negras, deu início a uma perseguição ilegal do governo Nixon ao casal.

A pedido do Governo, a Imigração deu início a um processo de extradição de John Lennon dos EUA, que durou cerca de 3 anos, período em que John ficou separado de Yoko Ono por 18 meses, entre 1973 e 1975.

Após reconciliar-se com Yoko e vencer o processo de imigração, Lennon decidiu afastar-se da música para dedicar-se à criação de seu filho, Sean Taro Ono Lennon, nascido no mesmo dia de seu aniversário, em 1975.

O casal voltou aos estúdios em 1980 para gravar um novo álbum, "Double Fantasy", lançado em novembro. Era como um recomeço.

Porém, há exatamente 30 anos, em 8 de dezembro de 1980, John Lennon foi assassinado em Nova York por Mark David Chapman, quando retornava do estúdio de gravação junto com a mulher.

Dentre as composições de destaque de John Lennon estão Help!, Strawberry Fields Forever, All You Need Is Love, Revolution, Lucy in the Sky with Diamonds, Come Together, Across the Universe, Don't Let Me Down e Imagine.


Nenhum comentário: