quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

AQUI ESTÁ LA CHILINDRINA!

María Antonieta de las Nieves é uma atriz, cantora e dubladora mexicana nascida em Tepic, há exatos 60 anos, em 22 de dezembro de 1950.

Iniciou-se no meio artístico muito cedo, aos 6 anos. Recebeu seu primeiro prêmio quando tinha 8 anos de idade, quando fazia a novela "La Leona". Dois anos depois, mais um prêmio: melhor atriz dramática infantil.

Começou a trabalhar ao lado de Roberto Gómez Bolaños, o "Chespirito", no final dos anos 60, quando este procurava uma mulher jovem e baixa para uma comédia local.

Contando com apenas 1,53 m. de altura, seu primeiro trabalho ao lado de Chespirito, foi no programa "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada", em 1969. Nessa época, Maria Antonieta tinha apenas 18 para 19 anos.

Ramón Valdez, Maria Antonieta, Chespirito e Rubén Aguirre no programa "Los supergenios de la mesa cuadrada"

Seu grande trabalho viria dois anos depois, quando ela começaria a interpretar, no seriado "El Chavo del Ocho" (Chaves, no Brasil), a personagem "La Chilindrina" (Chiquinha, aqui no Brasil) - que viria consagrá-la em todo o mundo. É a artista mais nova de todo o elenco do programa.

Casou-se em 1972 com o produtor de televisão Gabriel Fernández.

Além de "La Chilindrina", Maria Antonieta interpretou no programa sua própria bisavó, "Dona Nieves", e diversos personagens em muitos outros programas de Chespirito, como "El Chapulín Colorado".

Em 1974, Antonieta se ausentou das gravações dos programas de Chespirito por estar grávida. Neste mesmo ano recebeu uma proposta da TV Azteca para apresentar um programa de variedades, mas no ano seguinte voltou a gravar "El Chavo del Ocho" até 1993, quando se encerraram definitivamente as gravações do programa.

Chespirito e Maria Antonieta interpretando os personagens Chaves e Chiquinha

Em 1994, Antonieta passou a fazer a série "Aquí está la Chilindrina", com apenas 17 episódios que foram reprisados em 5 anos - o que rendeu a ela um processo judicial movido por Roberto Gómez Bolaños, uma vez que este detinha os direitos autorais da personagem. Antonieta acabou obtendo os direitos autorais da personagem.

O sucesso do seu programa lhe rendeu um filme chamado "La Chilindrina en Apuros". Além da longa carreira como atriz, tem muitos discos gravados, nos quais interpreta dezenas de músicas com a voz de "La Chilindrina", voltados para o público infantil.

Até 2003 foi proprietária de um circo. Também trabalhou no cinema e atualmente é atriz de telenovelas mexicanas.


Nenhum comentário: