quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

AMÉRICA-AM PERDE PONTOS, E JOINVILLE AGUARDA POSIÇÃO DA CBF PARA IR À SÉRIE C *

A Série C do Campeonato Brasileiro de 2011 pode ter um novo integrante. Nesta quinta-feira, o América-AM foi julgado pelo Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e punido com a perda de seis pontos. Assim, a equipe seria desclassificada da Série D e beneficiaria o Joinville, que subiria para a terceira divisão. O time catarinense aguarda a oficialização da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para comemorar a ascensão.

Por maioria de votos, o América-AM foi punido com a perda de seis pontos pela escalação irregular de Amaral Capixaba justamente no duelo contra o Joinville, pelas quartas de final. Além disso, o clube amazonense foi multado em R$ 300,00.

O Joinville alega que o jogador não poderia atuar em nenhuma das duas partidas válidas pelas quartas de final. Na primeira, ele estaria sem contrato e na segunda teria sido inscrito após o término do prazo estabelecido.

Dessa forma, o América-AM foi incluso no artigo 214 (incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê perda de número máximo de pontos atribuídos a uma vitória.

No primeiro julgamento o clube de Amazonas foi absolvido, mas o Joinville entrou com recurso pedindo que o caso fosse julgado pelo Pleno.

Na sessão desta quinta-feira, a defesa do América-AM solicitou o adiamento do processo, mas os auditores não atenderam o pedido da defesa. Na visão deles, o clube foi responsável pelo erro e por isso acabou penalizado.

* Publicado às 18:17 hs. no UOL

Nenhum comentário: