sábado, 4 de dezembro de 2010

QUANDO O EQUADOR QUIS IR À COPA DO MUNDO

A Seleção de Futebol do Equador é controlada pela Federação Equatoriana de Futebol, fundada em 1925 e filiada à FIFA desde 1926.

Disputou sua primeira partida internacional em 1938 contra a Bolívia, ocasião em que conquistou um empate em 1 a 1.

Em 1939 disputou sua primeira Copa América, no Peru, sendo derrotado nas quatro partidas disputadas, ficando na última colocação.

Do ponto de vista histórico, o Equador tem sido uma das nações com mais dificuldades para desenvolvimento do futebol na América do Sul. Foi contemplado como sede da Copa América em 1959, ocasião em que se classificou em 4o. lugar.

Em 1960, disputou pela primeira vez as Eliminatórias para a Copa do Mundo, buscando uma vaga para o torneio que se realizaria no Chile dois anos mais tarde.

Embora nunca tenha faltado qualidade, a Seleção do Equador sempre foi muito irregular. Esteve perto da classificação para a Copa de 1966. Foi mero figurante nas disputas dos anos 70 e 80.

Nos anos 90, uma safra de jogadores talentosos impulsionaram o futebol equatoriano a patamares mais elevados. Semifinalista da Copa América de 1993, o auge ocorreu na década seguinte, quando o Equador conquistou vaga para as Copas do Mundo de 2002 e 2006, nesta última chegando às Oitavas-de-final.

Em 2007 conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

A primeira partida da Seleção do Equador em Eliminatórias de Copa do Mundo ocorreu em 4 de dezembro de 1960, contra a Argentina em Guayaquil. As duas equipes duelavam diretamente por uma vaga na Copa do Mundo de 1962, no Chile.

A Federação Equatoriana investiu na busca pela vaga. Trouxe o técnico Juan López, campeão do mundo pelo Uruguai em 1950 para treinar o time.

No primeiro jogo, uma chuva de gols. A Argentina massacrou os donos da casa no primeiro tempo, abrindo de cara 4 a 0. No fim da peleja, 6x3 para a Argentina. Na segunda partida, duas semanas depois, nova vitória albi-celeste, desta vez por 5x0 em Buenos Aires.

O Equador teria que esperar 42 anos para disputar pela primeira vez uma Copa do Mundo.

Ficha do jogo:
04 de dezembro de 1960
Equador 3 x 6 Argentina
Estádio Modelo, Guayaquil, Equador.
Público: cerca de 40.000 pessoas.

Árbitro: Carlos Robles (Chile).
Gols: Corbatta, duas vezes, Pando, Ruben Sosa, Belén e Ramaciotti (Argentina); Spencer e Raffo, duas vezes (Equador).

Equador: Yu Lee; Eizaguirre, Macias, Galarza e Lecaro; Gomez e Balseca; Bolaños, Raffo, Spencer e Cañarte. Técnico: Juan López Fontana.

Argentina: Roma; Simeone, Vidal, Ramaciotti e Navarro; Sacchi e Corbatta; Pando, Ruben Sosa, Sanfilippo e Belén. Técnico: Victorio Spinetto.

Há 50 anos...


Nenhum comentário: