segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

COCO CHANEL

Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, nasceu em Saumur, na França, em 19 de agosto de 1883.

Coco Chanel foi uma importante estilista e uma mulher à frente do seu tempo.

As suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial. É a fundadora da empresa de vestuário Chanel S.A.

Filha de um vendedor ambulante e uma dona de casa, ambos de poucos recursos, Coco Chanel sobreviveu a duras penas seus primeiros anos de infância junto a seus quatro irmãos.

Perdeu sua mãe aos doze anos, vítima de tuberculose.

Seu pai se desentendeu com os filhos, enviando-os ao condado de Auvernia, sob tutela duas tias que tinha um orfanato.

O abandono de seu pai, a morte de sua mãe e a solidão espiritual marcaria para sempre a atitude de Coco Chanel em sua vida.

Com suas tias no orfanato, Coco Chanel aprendeu a cozinhar e costurar com habilidade. Aos 17 anos conseguiu emprego como costureira.

De grande personalidade, com beleza sensualmente discreta, feminina e jovem, nada a deteve quando em 1905 resolveu apresentar-se como cantora num cabaré.

Ao longo de três anos de apresentações, Coco Chanel viveu um mundo de diversão e de relacionamentos amorosos passageiros.

Coco Chanel esperava obter dinheiro para seu grande sonho: ser uma renomada estilista.

Seu apelido "Coco" fazia referência à forma carinhosa que suas tias lhe chamavam no orfanato. Há quem assegure que surgiu como nome artístico a partir das melodias que cantava.

Outra possibilidade é que seja uma acócope de "Cocotte" (mulher que é exclusivamente mantida por um homem).

Da mão de um de seus ricos amantes obteve dinheiro para ir a Paris em 1909, quando se instalou em Boulevard de Malesherbes, onde rapidamente abriu sua primeira loja de chapéus, Modas Chanel.

Sempre apoiada economicamente por seus companheiros das noites, passou por Deauville (1910), Normandía (1913) e Biarriz (1916).

Em 1920, instalou em Paris, na Rua Cambon, sua primeira Casa Chanel.

Guiada por seu espírito de liberdade, Coco Chanel não teve dificuldades para vincular-se com afortunados homens da socidade europeia e com estrelas do cinema.

Com o apoio do playboy Etienne Balsan e do jogador de polo inglês Arthur Capel, converteu-se numa grande dama da moda, requisitada por muitos aristocratas.

Um deles foi o duque de Westminster, de quem Coco Chanel recusou uma proposta de casamento.

Obteve a admiração de grandes artistas e escritores contemporâneos como Igor Stravinski, Sergei Diaghilev, George Bernard Shaw e Jean Cocteau.

Todos a viram como uma das pioneiras do feminismo, uma mulher disposta a romper fórmulas e esquemas pré-definidos.

Stravinski se apaixonou perdidamente por ela, mas teve que conformar-se em ser seu amigo. Foi ele quem apresentou Chanel ao conde Dimitri da Rússia, com quem teve um apaixonado romance.

Observadora nata, criticava a restrita moda que seguiam as mulheres (grandes sombreiros, carregadas de peles de animais e flores) e empregou toda sua imaginação até converter-se numa das grandes estilistas do século XX.

Coco eliminou a moda carregada, desenhando roupas leves, cômodas, de linhas retas, mas com um alto toque de distinção.

Sua moda foi rapidamente adotada pelo público parisiense.

Investiu também no mercado de perfumes, no qual teve grande êxito como o famoso perfume Chanel no. 5.

Apesar dos anos de recessão, em 1931, o magnata de Hollywood Samuel Goldwyn contratou Coco Chanel por um millhão de dólares para vestir suas grandes musas do cinema como Katharine Hepburn, Grace Kelly, Elizabeth Taylor e Gloria Swanson.

Coco Chanel viu sua reputação decair durante a Segunda Guerra Mundial, devido um romance com um alto oficial nazista (Walter Schellenberg), que lhe imputou a suspeita de ser colaboradora do regime nazista.

Após este fato, Coco Chanel se afastou da sociedade.

Em 1954, já com 71 anos, reabriu sua casa de moda, contudo outros estilistas de renome haviam se instalado no mundo da moda.

Manteve-se à frente da firma com um extraordinário dinamismo e adaptando-se às diversas tendências.

Mesmo assim, permaneceu impondo seu clássico toque de sensibilidade e elegância que a caracterizava.

Passou a obter mais êxito ainda no ramo da perfumaria.

Coco Chanel era uma mulher hiperativa, considerada mau-humorada, extremamente perfeccionista e detalhista em seus trabalhos.

Pouco adepta às atividades sociais, preferia as relações discretas e sólidas.

Faleceu há exatos 40 anos, no Hôtel Ritz Paris, em 10 de janeiro de 1971. O seu funeral foi assistido por centenas de pessoas que levaram as suas roupas em sinal de homenagem. Seu corpo foi sepultado em Lausanne, na Suíça.

Coco Chanel permanece sendo uma mulher influente e criativa no mundo da moda. O traço desenhado por Coco Chanel permanece como uma referência em muitos estilistas atuais.

Atualmente a Casa Chanel permanece funcionando, sob administração de Karl Lagerfeld.

Em 2008 a vida de Coco Chanel foi levada à TV em uma minisérie exibida na Europa.

Em 2009 estrearam dois longa-metragens sobre Coco Chanel, dirigidos por Anne Fontaine e Jan Kounen.

Coco Chanel

Nenhum comentário: