domingo, 23 de janeiro de 2011

A TAÇA DO MUNDO É DELE!...

Silvio Gazzaniga nasceu há 90 anos, em 23 janeiro de 1921, na cidade de MilãoItália.

Torcedor do AC Milan e escultor, tornou-se um dos profissionais mais famosos do ramo ao criar o troféu FIFA World Cup, após o Brasil conquistar definitivamente a Taça Jules Rimet em 1970.

Seu projeto foi escolhido pela comissão em 5 de abril de 1971.

O troféu possui 36 cm de altura, pesa 4,97 kg e é feito de puro ouro de 18 quilates.

Dois anéis de pedras semi-preciosas malaquita adornam a base.

Os nomes dos vencedores da Copa do Mundo são escritos na base de ouro.

Há espaço para 17 ganhadores e cada nome está gravado na língua dessa nação vencedora.


Gazzaniga disse uma vez sobre o design do troféu:

"Minha inspiração para o projeto veio a partir de dois elementos básicos - o atleta e o mundo. Eu tinha em minha mente criar algo que simbolizasse o esforço e o empenho, enquanto ao mesmo tempo expressassem harmonia, simplicidade e paz. A silhueta tinha que direcionar a atenção do observador para o protagonista, ou seja, o jogador de futebol, um homem que, no momento da vitória, teria de assumir o aspecto de um gigante. Tinha de ser um herói, mas um herói com as qualidades de alguém que trabalhou duro, que seus companheiros humanos irão se identificar pelo resto de sua vida e cujos braços, que parecem abraçar o mundo inteiro, são a personificação da universalidade do esporte".

Silvio Gazzaniga, desde então, projetou o troféu da Liga Europa em 1972, o troféu da Supercopa Europeia em 1973, o troféu do Campeonato Europeu Sub-21 e o troféu da Copa do Mundo de Beisebol em 2001.

Parabéns Silvio, vida longa ao criador da Taça Copa do Mundo FIFA!...

Silvio Gazzaniga e a Copa do Mundo

Nenhum comentário: