quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CLUB ALMAGRO

Club Almagro é um clube de futebol argentino, fundado em 6 de janeiro de 1911, por um grupo de jovens, fruto da fusão das equipes Jubile, San Martín Juniors e Lezica.

Foi denominado Club Almagro em homenagem ao bairro em que foi fundado. Seu primeiro presidente foi Antonio Adet.

Haja vista as más campanhas obtidas na ligas independentes, a equipe suspendeu suas atividades no mesmo ano de 1911.

Em 1912 voltou a disputar partidas e, devido a alguns bons resultados, decidiram fundar o Almagro Football Club um ano depois, que utilizou as cores verde e branco.

Em 1914 teve seu primeiro campo próprio. Em 1916 os melhores jogadores do Almagro Football Club passaram a jogar pelo Liberal Argentino de Villa Crespo e assim, novamente, o clube suspendeu suas atividades.

Mas 16 de outubro de 1916 voltou a constituir-se, como Club Almagro, invocando sua entidade predecessora. Foram adotados então as cores azul, branco e preto, motivo pelo qual adota o apelido de tricolor.


Em 1917 filiou-se à Associação Argentina de Futebol e disputou o torneio da Seguda Divisão de Acesso (equivalente à Terceira Divisão).

Ainda neste ano, equipou um novo campo para suas partidas, em Villa Lynch (San Martín), e ganhou o acesso à Divisão Intermediária.

Depois de perder à final pelo acesso à Primeira Divisão contra o Eureka, seus dirigentes decidiram realizar uma fusão do Club Almagro com a equipe do Columbian, que estava na Primeira Divisão e sofria uma grave crise financeira.

Em princípio a Associação Argentina de Futebol negou o pedido, mas em seguida o deferiu, graças à influência de seu presidente Miguel Ortiz de Zárate.

O Club Almagro estreou então na Primeira Divisão em 1919, com o nome de Sportivo Almagro.

Em 1920, após disputar 11 partidas no torneio da Associação Argentina de Futebol, passou à Associação de Amadores de Futebol, onde jogou o segundo turno do campeonato desse ano.

Em 1921 inaugurou um campo em frente ao Parque Centenario. Disputou os Campeonatos da Associação de Amadores de Futebol até o ano de 1926.

Em 1927, recuperou seu nome original e mudou seu campo para Parque Chas.

Neste mesmo ano a Associação de Amadores de Futebol fundiu-se à Associação Argentina de Futebol, passando o Club Almagro a disputar os seus campeonatos.

A equipe do Almagro em 1927, no campo do Parque Chas

Em 1931 os clubes profissionais novamente se desentenderam com os clubes amadores. Alguns clubes profissionais fundaram a Liga Argentina de Futebol Profissional, sendo os campeões dessa Liga reconhecidos como campeões argentinos. O Club Almagro ficou ao lado dos amadores e não disputou esta Liga.

Em 1934 a Associação Argentina de Futebol (amadores e profissionais) e a Liga Argentina de Futebol Profissional fundiram-se, formando a Associação de Futebol Argentino. O Club Almagro passou a disputar a Segunda Divisão.

Em 1937 ascendeu à Primeira Divisão e mudou-se de Parque Chas para o campo do Argentinos Juniors (hoje chamado Estadio Diego Armando Maradona).

Jornal "La Nación" noticia o acesso do Club Almagro em 1937

Disputou o Campeonato Argentino de 1938 e foi rebaixado para a Segunda Divisão, passando a disputá-la frequentemente.

Em 7 de abril de 1956 inaugurou o atual Estádio de Almagro, localizado na Rua Marcelo T. de Alvear, 2223, com capacidade para cerca de 16.000 pessoas.

O clube não conseguiu obter êxitos nos Campeonatos da Segunda Divisão, tendo inclusive passado pela Terceira Divisão nas temporadas de 1963 e 1971.

Em 1981 voltou a cair para a Terceira Divisão, de onde só sairia em 1996.

Em 2000 conseguiu o acesso à Primeira Divisão e em 2001 voltou a disputar o Campeonato Argentino, sendo mais uma vez rebaixado à Segunda Divisão.

Foi campeão do Torneio Clausura da Segunda Divisão em 2004, disputou pela última vez o Campeonato Argentino em 2005, oportunidade em que foi novamente rebaixado.

Na temporada 2009 foi rebaixado para a Terceira Divisão. Em 2010 ficou em 20o. lugar dentre os 21 participantes da Terceira Divisão e por pouco não foi novamente rebaixado (venceu a disputa classificatória contra o Talleres de Remedios de Escalada).

Nesta temporada encontra-se classificado em 10o. lugar no Campeonato Argentino da Terceira Divisão, cujo final está previsto para 4 de junho, lutando pelo acesso à Segunda Divisão.

O Club Almagro é um dos poucos clubes argentinos que possui retrospecto favorável contra o Boca Juniors. Em seis oportunidades que se enfrentaram no Campeonato Argentino da Era Profissional, o Almagro venceu três partidas, empatou duas e perdeu apenas uma.

Teve campeão do mundo que jogou pelo Almagro. O argentino Raimondo Orsi, campeão mundial pela Itália em 1934 (marcou um gol na Final contra a Tchecoslováquia), jogou pelo Club Almagro entre 1939 e 1940.

Parabéns ao Club Almagro pelo seu centenário. Que estejas sempre vivo nas disputas do futebol argentino!

Nenhum comentário: