segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

GEORGE MARTIN

George Martin nasceu em Londres, há 85 anos, em 3 de janeiro de 1926. Músico e arranjador, é conhecido principalmente por produzir quase todos os álbuns da banda The Beatles. É pai do também produtor Giles Martin e do ator Gregory Paul Martin.

Aprendeu a tocar piano desde sua infância. Serviu na Segunda Guerra Mundial na Real Força Aérea Britânica. A partir dos vinte anos decidiu seguir carreira musical. Em 1947 passou a estudar na "Guildhall School of Music", adotando o oboé como seu instrumento.

Nos anos 50 dirigiu uma subdivisão da EMI na Inglaterra, a Parlophone.

Esta subdivisão se encarregava da distribuição de música clássica e de gravações cômicas e estava prestes a ser extinta quando Brian Epstein, diretor dos Beatles, convenceu Martin a gravar uma canção da banda.

Tratava-se da música "Love Me Do", que foi um grande sucesso e gerou enorme arrecadação para a Parlophone, determinando sua permanência em atividade.

O sucesso da canção levou os Beatles a gravar seu primeiro LP em 1962 (Please Please Me).

Este álbum iniciou a relação dos Beatles com Martin como produtor, que é considerado ponto essencial para o êxito do quarteto inglês, sendo chamado inclusive "o quinto Beatle".

O apurado ouvido de George Martin, acostumado a seu gosto por música clássica, o transformou em um dos produtores mais respeitados de todos os tempos, levando os Beatles a níveis criativos insuperáveis, que incluíam arranjos de cordas, novas técnicas de composição e experiências sonoras com diversos estilos e instrumentos.

Além disso, foi um revolucionário na técnica, sendo o primeiro produtor no Reino Unido a utilizar oito canais de gravação, em 1967, para o disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, obra prima dos Beatles.

Em 1970, John Lennon convidou Phil Spector para produzir o que seria o álbum póstumo dos Beatles (Let It Be).

Foi o primeiro trabalho do quarteto sem a produção de George Martin. Com a separação do grupo nesse mesmo ano, Martin passou a produzir trabalhos de artistas como Shirley Bassey e Bernard Cribbins.

Compôs trilhas sonoras para o cinema, destacando-se "The Family Way" e "Yellow Submarine", filme de animação psicodélica com as canções dos Beatles.

Na década de 90 recebeu o título de Sir pela Rainha de Inglaterra e teve o nome incluso no Salão da Fama do Rock em 1999.

É atualmente um dos produtores mais respeitados da história da música popular, apesar de não estar em atividade.

Nenhum comentário: