quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

A Caixa Econômica Federal (CEF), também conhecida como Caixa Econômica ou apenas Caixa, é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública do governo federal brasileiro.

Com patrimônio próprio e autonomia administrativa, tem sede em Brasília-DF e filiais em todo o território nacional. É um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.

Integra o Sistema Financeiro Nacional, auxiliando na política de crédito do Governo Federal, submetendo-se às suas decisões e à disciplina normativa ao Ministro da Fazenda, e à fiscalização do Banco Central do Brasil.

Suas contas e operações estão sujeitas a exame e a julgamento do Tribunal de Contas da União (TCU).

Foi criada há exatos 150 anos, em 12 de janeiro de 1861, por Dom Pedro II, com o nome Caixa Econômica e Monte de Socorro.

Seu propósito era incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhor, com a garantia do governo imperial.

Esta característica diferenciava a instituição de outras da época, que agiam no mercado sem dar segurança aos depositantes ou que cobravam juros excessivos dos devedores.

Deste modo, a Caixa rapidamente passou a ser procurada pelas camadas sociais mais populares, incluindo os escravos, que podiam economizar para suas cartas de alforria.

Assim, desde o início, a empresa estabeleceu seu foco no social.

Edifício sede da Caixa em Brasília à esquerda, e sede do Banco Central, à direita

A Caixa Econômica atua como prestadora de serviços de natureza social, na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro.

Hoje é o maior banco público da América Latina, focado também em grandes operações comerciais, mas ainda assim não perdendo seu lado social, uma vez que é centralizadora de operações como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS) e Habitação popular (Programa de Arrendamento Residencial - PAR, Carta de Crédito, FGTS, entre outros).

É agente pagador também do Bolsa Família, programa de complementação de renda do Governo Federal e do Seguro-Desemprego.

Atua ainda no financiamento de obras públicas, principalmente voltadas para o saneamento básico, destinando recursos a estados e municípios.

Também faz a intermediação de verbas do Governo Federal destinadas ao setor público.

A Caixa é responsável pelas operações dos jogos lotéricos no Brasil desde 1961, através de 10 modalidades de jogos.

É patrocinadora do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). Foi patrocinadora oficial dos Jogos Panamericanos Rio 2007 e é das seleções de atletismo, das ginásticas artística e rítmica e de trampolim.

Por meio da Caixa Cultural, apoia o desenvolvimento da cultura brasileira atuando em uma política de patrocínios.

Além disso, a Caixa tem apoiado manifestações culturais estrangeiras, patrocinando a vinda de eventos de outros países, como forma de promover um intercâmbio entre culturas e a troca de conhecimentos e experiências estéticas.

Para atender essa política de apoio cultural, mantém espaços exclusivos da Caixa Cultural em Brasília, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife e Porto Alegre.

A Caixa Econômica Federal tem hoje um valor de mercado de cerca de US$ 45 bilhões. Seu lucro, no primeiro semestre de 2010, foi de US$ 1,7 bilhões.

Parabéns à Caixa Econômica Federal, instituição que hoje chega a um século e meio prestando serviços ao povo brasileiro!


Nenhum comentário: