terça-feira, 4 de janeiro de 2011

TAÇA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR SUB-18

Começa hoje a 42a. edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Trata-se da maior competição entre clubes de futebol sub-18 no Brasil, disputada por clubes de todas as regiões do país.

Organizada pela Federação Paulista de Futebol, esta edição contará com a participação de 92 clubes, dois deles pernambucanos (Porto e Acadêmica Vitória).

O Porto jogará em Sumaré e enfrentará na primeira fase o Sumaré-SP, o Paraná Clube e a Ponte Preta. A Acadêmica Vitória jogará na capital São Paulo, onde irá duelar com o Nacional-SP, a Portuguesa de Desportos e o Oratório-AP.

Vinte e três cidades paulistas receberão os jogos. São Paulo é o estado com maior número de participantes (quarenta e quatro).

A final ocorrerá em 25 de janeiro, data de aniversário da cidade de São Paulo.

Na primeira fase, as 92 equipes se dividem em 23 grupos com 4 equipes. Os 23 campeões de cada grupo e os 9 melhores segundos colocados independentemente das chaves classificam-se para a Segunda Fase. A partir da Segunda Fase o torneiro é disputado em mata-mata até a Final.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior Sub-18 teve sua primeira edição disputada em 1969, contando com a participação apenas de clubes paulistas, sagrando-se campeão o Corinthians.

A partir de 1971 a competição passou a receber clubes de todo o Brasil. Trata-se de um torneio muito observado por imprensa, torcida, empresários e clubes, uma vez que é considerada a principal oportunidade para se descobrir futuros craques do futebol brasileiro.

Clubes estrangeiros também já participaram da disputa, a exemplo de Boca Juniors (Argentina), Peñarol (Uruguai), Cerro Porteño (Paraguai) e Bayern Munique (Alemanha).

O Corinthians é a equipe que detém mais conquistas do torneio, sete ao todo (1969, 1970, 1995, 1999, 2004, 2005 e 2009). Também é a equipe que disputou mais finais, quatorze ao todo.

A melhor campanha da história da Copa São Paulo de Futebol Júnior foi a da Portuguesa em 1991, que venceu seus nove jogos, marcando 32 gols, revelando os jovens Denner e Sinval.

O atual detentor do título é o São Paulo Futebol Clube, que venceu em 2010 o Santos na Final, nos pênaltis. Nesta última edição os representantes de Pernambuco foram o Porto e o Atlético de Carpina, ambos eliminados na primeira fase.

A edição 2011 do Torneio será aberta hoje com a disputa de oito partidas: Osasco x Linense (Osasco), União São João x IAPE-MA (Araras), Vasco da Gama x América-RN (Osasco), Cruzeiro x União Barbarense (Araras), América-SP x Pantanal-MS (São José do Rio Preto), Atlético-MG x Criciúma (São José do Rio Preto), São José-SP x Gurupi-TO (São José dos Campos) e Flamengo-RJ x Mogi Mirim (São José dos Campos).

Porto e Acadêmica Vitória estreiam amanhã, 5 de janeiro, enfrentando o Sumaré-SP e a Portuguesa de Desportos, respectivamente.

Equipe do São Paulo campeã da Taça São Paulo de Futebol Júnior 2010

Nenhum comentário: