sábado, 22 de janeiro de 2011

BENJAMIN CONSTANT

Benjamin Constant Botelho de Magalhães nasceu na cidade de Niterói, em 18 de outubro de 1836.

Foi militar, engenheiro, professor e estadista brasileiro.

Formado em engenharia pela Escola Militar, participou da Guerra do Paraguai (1865 - 1870) como engenheiro civil e militar.

Como professor, lecionou nas escolas Militar (predecessora do Instituto Militar de Engenharia), Politécnica, Normal e Superior de Guerra, entre outras.

Adepto do positivismo, em suas vertentes filosófica e religiosa - cujas ideias difundiu entre a jovem oficialidade do Exército brasileiro -, foi um dos principais articuladores do levante republicano de 1889.

Foi nomeado Ministro da Guerra em 1889 e, pouco depois, Ministro da Instrução Pública.

Na última função, promoveu uma importante reforma curricular.

A despeito de ter sido militar e condecorado como tal devido a sua participação na Guerra do Paraguai, era pacificista, pregando o fim das Forças Armadas em um futuro mais ou menos distante, reduzidas à mera atuação policial para manutenção da ordem pública.

Essa opinião, calcada nas ideias de Auguste Comte (fundador do Positivismo), foi o que lhe permitiu criar a doutrina do "Soldado-Cidadão", segundo a qual, antes de serem soldados, os membros das Forças Armadas eram cidadãos de um regime republicano e como tais deveriam comportar-se.

Benjamin Constant também foi o terceiro Diretor do antigo Imperial Instituto dos Meninos Cegos, instituição criada em 1854 por D. Pedro II para cuidar da edução de crianças com deficiência visual.

Em virtude de ter permanecido por longos anos à frente dessa instituição, em 1890 o governo provisório da recém-proclamada República renomeou-a como Instituto Benjamin Constant - que, apesar de inativo em alguns períodos, permanece em franca atividade até os dias atuais.

Além disso, em 1972 o governo brasileiro transformou a antiga residência de Benjamin Constant, no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, no Museu Casa de Benjamin Constant, como uma homenagem - ainda que tardia - a esse valoroso líder político.

O museu expõe para o público em geral a casa conforme ela arrumava-se no final do século XIX, quando lá morou Benjamin Constant.

Para o público acadêmico, realiza pesquisas de caráter histórico e sociológico sobre o Brasil de fins do século XIX e início do século XX.

Benjamin Constant morreu no Rio de Janeiro, há exatos 120 anos, em 22 de janeiro de 1891.

Benjamin Constant


Nenhum comentário: