sábado, 1 de janeiro de 2011

OUVE ESTA VOZ QUE É SEU ALENTO...

O Esporte Clube Bahia foi fundado em 1 de janeiro de 1931.

Famoso pela grande fidelidade dos seus torcedores, suas maiores conquistas são os Campeonatos Brasileiro de 1959 e 1988, além de 43 edições do Campeonato Baiano.

Por volta de 1930, atletas de dois clubes (Associação Atlética da Bahia e Clube Bahiano de Tênis) resolveram fundar o Esporte Clube Bahia, que poucos anos depois tornou-se o mais popular do Estado e do Norte e Nordeste do Brasil.

Como a Associação Atlética da Bahia e o Clube Bahiano de Tênis desistiram da prática do futebol, os jogadores desses dois clubes queriam continuar disputando torneios estaduais.

Eles se reuniram num casarão na Avenida Princesa Isabel, onde discutiram estatutos, local para treinamento e problemas financeiros.

Outra preocupação era cativar o povo para torcer para o novo filiado da Liga Baiana de Futebol.

Depois de um baile comemorativo, na entrada do ano novo, em 1931, os rapazes voltaram a se reunir em plena madrugada para fundar o Esporte Clube Bahia, que no mesmo ano conquistou o Torneio Início e o Campeonato Baiano de Futebol.

O primeiro presidente foi Waldemar Costa, um conhecido médico de Salvador na época.

Baseado no distintivo do Sport Club Corinthians Paulista, apenas trocando a bandeira de São Paulo pela bandeira da Bahia, o distintivo do Bahia foi desenvolvido por Raimundo Magalhães.

Durante muito tempo, o Bahia demonstrou ser uma grande força no estado da Bahia, porém não reconhecida no Brasil, por não haver um torneio nacional, até a criação da Taça Brasil.

Em 1959, na primeira edição do torneio, o Bahia foi o grande campeão, apesar de não ser o favorito na Final contra o Santos de Pelé.

O Tricolor de Aço venceu duas das três partidas decisivas deste torneio, levantando assim a Taça Brasil e a única vaga brasileira para a Taça Libertadores da América, vindo a ser o primeiro representante brasileiro na maior competição continental de clubes de futebol da América.

O Bahia campeão da Taça Brasil 1959
O Bahia conquistou ainda dois vices (1961 e 1963), um quinto lugar (1960) e um sexto (1968), tendo o décimo lugar de 1962 sido a sua pior participação na Taça Brasil. Em 52 partidas disputadas nas seis edições, o Bahia obteve 29 vitórias, 12 empates e 11 derrotas, 76 gols a favor e 53 contra.

Em 3 edições que participou do Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi menos feliz, e suas melhores colocações foram o 11º lugar, em 1969 e 1970.

A década de 1980 foi, certamente, a mais vitoriosa do Bahia, pois foi nela que o Tricolor de Aço conquistou o seu segundo título nacional, em 1988.

Dirigido por Evaristo de Macedo, o Tricolor, com craques como Ronaldo, João Marcelo, Charles, Bobô e Zé Carlos, derrotou o Internacional de Porto Alegre na Final, combatendo a força do Colorado no Beira-Rio.

O Bahia campeão brasileiro de 1988
Destaque-se ainda entre suas participaçõies no Campeonato Brasileiro, a 4ª. colocação em 1990 e a 5ª. em 1986.

Na Copa do Brasil, o Bahia ocupa o 14º lugar no ranking de pontos conquistados, com 130 pontos e sua melhor colocação foi em 2002, quando ficou em 5° lugar. Em 2003, teve o artilheiro da competição: Nonato, com 9 gols.

Após a conquista do Campeonato Brasileiro de 1988, o Bahia não conseguiu manter a estabilidade administrativa e sofreu um declínio.

Em 1997, caiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, retornando à elite em 2000.

Em 2001 fez um ótimo Campeonato Brasileiro, chegando a se classificar para as Quartas de Final.

No ano seguinte, os seguidos erros da diretoria resultaram numa nova queda de produtividade e finalmente em 2003 o Bahia acabou sendo rebaixado novamente.

Em 2005, o Bahia foi, juntamente com seu arquirrival Vitória, rebaixado para a terceira divisão, após mais uma má administração do clube.

Em 2007, o Bahia foi vice-campeão da terceira divisão, após uma excelente campanha e retornou à segunda divisão (Série B) do Campeonato Brasileiro.

Em 2010 os frutos da imensa reforma em seu Centro de Treinamento e a profissionalização de todos os setores do clube já trazem bons frutos.

O Bahia hoje conta com cerca de 10.000 sócios, assinou um acordo de parceria com a Arena Fonte Nova onde mandará seus jogos a partir de 2013 e um novo CT em Dias D'ávila (região metropolitana de Salvador) será construído.

Após 7 anos, em 13 de novembro de 2010, após a vitória de 3 a 0 sobre a Portuguesa, o Bahia garante o retorno à primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2011.

Parabéns Esporte Clube Bahia, 80 anos de glórias!!

Seja feliz neste retorno à Série A do Brasileirão 2011.

Nenhum comentário: