sábado, 8 de janeiro de 2011

FICA PRESERVADO O CÂMBIO FLUTUANTE *

A autoridade monetária do governo Dilma Rousseff deu, quinta-feira, a primeira demonstração de que não pretende abrir mão da credibilidade conquistada nos últimos anos.

A reação do Banco Central (BC) às pressões geradas pela questão cambial acerta no timing e no conteúdo.

Ninguém deve esperar mudanças bruscas nem profundas na trajetória do dólar nos próximos meses em razão da medida anunciada.

Mas, sem dúvida, ela veio na hora certa.

A criação do compulsório de 60% sobre o valor das posições vendidas em câmbio das instituições financeiras esfriou preocupações desnecessárias.

Elas tinham sido provocadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que na terça-feira convocou entrevista para falar sobre o câmbio e disse apenas que o governo tomaria medidas para "evitar que o dólar derreta".

Nada mais foi informado: agentes financeiros, exportadores e importadores ficaram na expectativa de um anúncio importante.

Como a experiência já ensinou, a sensibilidade desses mercados é fortemente afetada por atitudes que sinalizam insegurança ou falta de ferramentas.

Era preciso oferecer algo bem pensado, logo.

A solução apresentada não fecha a porta aos dólares que entram no Brasil em busca de ganhos exclusivamente financeiros (juros elevados) e cambiais (apostas em mais desvalorização da moeda norte-americana).

Mas torna a operação especulativa mais onerosa e, portanto, menos atraente.

O recente aumento acelerado das posições vendidas em dólar no sistema indicam o convencimento da maioria dos agentes do mercado quanto à continuidade da valorização do real.

Era aconselhável alguma reação preventiva por parte da autoridade.

O que não cabe a esta altura é a ameaça vazia, sem qualquer medida efetiva, concreta.

Naturalmente marcado pelo imponderável, o câmbio dispensa e cobra caro por incertezas criadas em vão.

Se está difícil a convivência de parte da indústria, especialmente dos setores menos competitivos ou mais tributados, com o real valorizado, a expectativa frustrada de mudanças anunciadas só serve para pressionar o governo por alguma reação.

O novo BC passou no teste.

Nesse cenário, tão ruim ou pior do que não fazer nada seria optar pela coisa errada.

O compulsório não vai além de colocar um freio moderado no ritmo da especulação que, se exagerada, pode levar a desequilíbrios que exigirão remédios mais amargos e inconvenientes.

Tem ainda a vantagem de evitar novas operações de swaps cambiais reversos que, embora úteis em algumas situações, podem estimular outra face da especulação: a do mercado contra o BC.

Também parece caminhar para o limite da conveniência a compra de dólares no mercado à vista.

Só em 2010 o governo comprou US$ 41 bilhões para amenizar a desvalorização do real.

Trata-se de operação onerosa para o Tesouro, já que a remuneração obtida no mercado internacional por esse dinheiro é muito inferior ao custo de captação em reais no mercado interno.

Portanto, não bastasse a oportunidade da medida, é tranquilizadora a constatação de que o BC, em meio a tantas pressões, não deixou de oferecer uma resposta, mas - e isso é o que importa - nem de longe colocou em risco o paradigma do câmbio flutuante.

* Editorial publicado hoje no Diario de Pernambuco.

Nenhum comentário: